análise de investimento

Análise de investimento: entenda quais são as melhores estratégias

A análise de investimento é uma operação que se baseia em técnicas contábeis para identificar a viabilidade de uma aplicação financeira. A verificação considera os riscos envolvidos e estima qual será o retorno obtido em um determinado prazo.

Existem diversos métodos que podem auxiliar os investidores a alcançarem resultados positivos. As técnicas utilizadas podem demonstrar se haverá retorno dos recursos e se há capacidade de lucratividade.

Por esse motivo, preparamos este post para mostrar quais são as principais estratégias que podem ser implementadas na análise de investimento. Vamos lá?

O que é análise de investimento?

A análise de investimento consiste em um conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de determinar se vale a pena alocar recursos em determinados projetos. É possível estimar, por exemplo, se o retorno será positivo ou negativo, e se o indivíduo tem a possibilidade de criar estratégias para contornar uma situação e, com isso, obter maiores lucros.

Caso o intuito seja realizar um investimento a longo prazo, a análise pode ser uma forma eficiente de antecipar o fluxo de caixa e equilibrar o balanço patrimonial. Com a ferramenta, o gestor pode acompanhar a situação econômico-financeira e criar planos de ação, caso seja necessário.

Quais são os métodos de análise de investimento?

Existem diferentes métodos de análise de investimentos. A seguir, confira as características de cada um!

Payback

O payback é amplamente utilizado por empresas que desejam organizar o seu planejamento de acordo com as aplicações. A técnica corresponde ao tempo que o investimento inicial será recuperado. No entanto, o payback não considera o custo de capital nem o valor do dinheiro ao longo do tempo.

Valor Presente Líquido (VPL)

O VPL costuma ser usado para investimentos isolados e de curto prazo, representando o quanto vale o patrimônio em determinado momento. Para isso, o VPL calcula a diferença entre o valor atual dos pagamentos previstos e o valor inicial que será aplicado.

Taxa Interna de Retorno (TIR)

Já a TIR apresenta a taxa de retorno do investimento. Para utilizar esse método, é preciso ter conhecimento sobre o fluxo de caixa e sobre a taxa mínima de atratividade. A TIR considera o valor do dinheiro no tempo, por isso, é mais confiável que outros métodos.

Índice de Lucratividade (IL)

O IL pode ser usado por qualquer empresa, já que indica se ela está ou não obtendo lucro com a aplicação. O IL indica qual está sendo o rendimento de um ou mais projetos, por meio do cálculo da relação entre o valor atual e de saída do fluxo de caixa.

Ponto de Fisher

O Ponto de Fisher compara, entre dois ou mais projetos, qual é o mais viável para investir. O método utiliza um gráfico comparativo entre os valores e indica um ponto de intersecção.

Como determinar qual o melhor método para analisar investimentos?

análise de investimento

Existem fórmulas específicas, de acordo com cada método, para realizar a análise de investimento. Com o auxílio da tecnologia, fica mais seguro realizar os cálculos, tendo em vista que as contas são delicadas. Também é possível terceirizar essa atividade com uma consultoria ou empresa especializada.

Para ter uma análise de investimento mais completa, que considera os diferentes fatores do empreendimento, é fundamental realizar um diagnóstico para conhecer os pontos fortes e fracos do negócio. Assim, fica mais simples traçar estratégias para ter bons resultados.

Como investir com base nas estratégias de análise?

Para fazer uma escolha do investimento de forma consciente, é essencial conhecer e entender a realidade atual da sua empresa. Existem casos, por exemplo, que será necessário adotar um determinado método para ter uma resposta mais confiável antes de tomar a decisão.

Por isso, é muito importante que os investidores conheçam as diferentes técnicas de análise para avaliarem precisamente quais são as melhores opções de projetos disponíveis no mercado.

Para investir com base nas estratégias de análise de investimento, o gestor deve verificar quais são as perspectivas de crescimento e a situação financeira da empresa. Com isso, será possível montar uma carteira com os ativos de maior potencial.

Achou o post relevante? Aproveite a visita e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.