aportes mensais

Aportes mensais: veja como e porque fazer

A consistência é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de investimento de longo prazo. Realizar aportes mensais ajuda a construir uma carteira sólida e com crescimento constante. Para potencializar as escolhas de ativos, a aplicação recorrente de renda permite ajustar suas estratégias às mudanças do mercado.

Neste conteúdo, você vai compreender o que são os aportes mensais, qual a sua importância e como escolher a quantia correta para aplicar mensalmente. Siga com a leitura e aprenda agora a melhorar suas estratégias de investimento para alcançar a sua independência financeira!

O que é aporte mensal?

O aporte mensal representa o montante aplicado pelo investidor todos os meses tanto em aplicações de renda fixa quanto variável. Esse é um hábito daqueles que visam obter retornos maiores no longo prazo e que querem fazer o seu dinheiro trabalhar a seu favor por meio dos juros compostos. Com isso, buscam os ativos financeiros mais atrativos do mercado.

Em geral, o brasileiro não tem o costume de economizar e investir mensalmente uma parcela do seu dinheiro. Isso porque a educação financeira ainda não é muito difundida no país, o que contribui para as altas taxas de endividamento.

Por que fazer aportes mensais?

Muitas pessoas que não têm um grande patrimônio para investir acreditam que a realização de pequenos aportes regulares não contribuem de modo significativo para a sua independência financeira. Contudo, dada a incidência dos juros compostos, muitas aplicações podem apresentar um crescimento exponencial no longo prazo. Confira outros benefícios de incluir essa abordagem em suas práticas!

Cria o hábito de investir

Desenvolver uma carteira repleta de ativos demanda algum esforço e sacrifício, afinal, você precisa abrir mão de alguns prazeres momentâneos para investir. Por isso, os aportes mensais são essenciais para criar o hábito de aplicar dinheiro e reforçar esse tipo de ideia.

Aumenta a rentabilidade

Um fator importante se refere ao aumento da rentabilidade que essa prática proporciona. Por meio de uma participação constante no mercado, você consegue aproveitar as melhores oportunidades e comprar ativos nos momentos ideais.

Assim, a rentabilidade de longo prazo é maior, além de melhorar o retorno do curto prazo por meio do pagamento de juros compostos e de dividendos. Portanto, se você deseja ter resultados expressivos e garantir um bom retorno financeiro, vale a pena apostar nessa estratégia.

Diversifica a carteira

Dado que as suas compras não são efetuadas em uma ou duas grandes aquisições, você conta com mais maleabilidade na sua carteira. Isso significa que se um determinado setor não está oferecendo o retorno esperado, é possível reduzir sua participação relativa na carteira por meio da aquisição de ações de empresas em outros segmentos.

Desse modo, você tem mais controle sobre seus ativos e ainda consegue ter maior diversificação nos seus investimentos. Na prática, há uma grande redução no risco e você ainda pode obter melhores resultados.

Chega mais rápido aos objetivos

Ao persistir mensalmente em suas metas financeiras, fica mais fácil alcançar uma carteira no patamar que você gostaria. Assim, você consegue aumentar a sua participação em grandes empresas e recebe um montante de renda passiva que pode garantir uma vida mais tranquila.

Como fazer aporte mensais?

aportes mensais

Agora que você já conhece os motivos para fazer aportes mensais, que tal aprender como adotar essa estratégia? Para isso, separamos algumas dicas muito úteis. Acompanhe!

Escolha boas alternativas

A primeira grande dica capaz de auxiliar a ter sucesso na estratégia de aportes mensais é fazer boas escolhas de investimentos. Assim, você consegue diversificar a sua carteira com o objetivo de obter uma rentabilidade maior e com o menor risco.

Portanto, verifique quais são as opções de renda fixa e variável mais atraentes do mercado. Com isso em mente, avalie questões como liquidez, rentabilidade, riscos, valores mínimos e prazo para resgate. Além disso, contar com auxílio profissional nessa fase é muito interessante.

Considere seu perfil

Saber qual é o seu perfil de investidor é importante para cumprir a primeira dica e alcançar tranquilidade em suas opções. Por exemplo, suponha que você é mais conservador, mas não considerou isso ao fazer as escolhas.

Assim, as variações que ocorrem no curto prazo podem gerar aflição e diminuir a sua qualidade de vida. Portanto, é essencial saber qual é o seu perfil de investidor para escolher as aplicações mais adequadas para fazer os seus aportes mensais.

Pense em seus objetivos

Ter objetivos financeiros bem definidos é outra dica importante para determinar como proceder nos aportes mensais. Por exemplo, se você tem metas altas, será necessário correr mais riscos para ter rentabilidade maior.

Agora, se os planos são para longo prazo e confortáveis, os investimentos mais seguros podem cumprir o que é necessário. Ao adotar esse passo, fica fácil entender como proceder para ter sucesso nessa estratégia.

Tenha um planejamento

Fazer um bom planejamento é fundamental para qualquer estratégia de investimento que você resolva aderir. Com isso, você consegue determinar o que precisa ser feito, como organizar suas finanças para alcançar os objetivos, além de ajudar a ter disciplina para atingir tudo que sonhou.

Aqui, vale a pena contar com um profissional do mercado para ajudá-lo a entender como planejar sua estratégia de aportes mensais e, consequentemente, ter boa rentabilidade com o mínimo de risco possível.

Quanto investir mensalmente?

Para você definir um bom percentual da sua renda para aportar mensalmente, vale a pena fazer um diagnóstico da sua situação financeira. Dessa forma, você consegue entender quanto pode direcionar para os seus investimentos.

Quanto maior for o montante destinado para esse fim, maiores são os retornos que você pode obter com essa estratégia, devido aos juros compostos que fazem suas economias renderem. Mas vale ter atenção para não comprometer a sua saúde financeira e acabar pagando multas e juros em suas contas.

Viu como é possível ter sucesso no mercado financeiro fazendo aportes mensais com um planejamento adequado? Para isso, ter o apoio de uma instituição séria e com resultados é uma excelente alternativa. Assim, você se aproxima de suas metas e tem maiores chances de alcançar a sua independência financeira.

Quer aprender mais sobre como investir de modo eficiente? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e receba conteúdos personalizados em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.