buy and hold

Conheça mais sobre a estratégia buy and hold aqui

Que tal acompanhar o crescimento e a valorização de um ativo por vários anos? Saiba que essa é uma das principais ideias que definem o buy and hold. Tal estratégia se tornou mundialmente conhecida ao ser utilizada por grandes investidores, que mostraram via resultados a vantagem de se planejar e escolher alternativas para o longo prazo.

Indivíduos como Warren Buffett, Walter Schloss e Luiz Barsi Filho construíram grandes fortunas no mercado de ações. A estratégia é quase sempre a mesma: o investidor usa diversos recursos para escolher as melhores opções e, depois, deixa que o mercado e a passagem do tempo contribuam para a sua valorização.

Se você quer saber um pouco mais sobre essa forma de investir, continue a leitura e confira!

O que é buy and hold?

Traduzindo de modo literal, o termo buy and hold significa comprar e segurar. Isso se reflete em um comportamento menos intervencionista do investidor em sua carteira. A ideia é adquirir ações com a intenção de se associar à empresa, permanecendo por muitos anos com esses papéis.

Isso não deve ser entendido como manter empresas ruins na carteira, é justamente o oposto. Um dos principais atrativos dessa estratégia é olhar profundamente para o negócio e seus diferenciais competitivos e, sabendo do seu potencial, associar-se a ele por meio de aplicações financeiras de longo prazo.

Como essa estratégia funciona?

O buy and hold funciona por meio de valorização obtida com o crescimento da empresa e com o reinvestimento dos dividendos recebidos. A ideia é escolher negócios que estão em um setor com grande propensão de crescimento, ou que detêm algum monopólio.

Um bom exemplo disso é a Apple, que tem a exclusividade da produção de iPhones, iPads e MacBooks. O mais importante, nas palavras de Warren Buffett, é “só comprar algo que você ficaria perfeitamente feliz em manter, caso o mercado estivesse fechado por 10 anos”.

Como fazer buy and hold?

Saber de que forma essa estratégia deve ser realizada é fundamental para obter sucesso em seus investimentos de longo prazo. Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para você montar seu planejamento e conseguir construir seu patrimônio de forma rentável e com segurança. Continue a leitura e confira!

Selecione boas empresas

Essa é uma parte fundamental para conseguir bons resultados no buy and hold. Encontrar empresas bem geridas pode fazer toda a diferença e, para isso, você deve analisar alguns aspectos importantes sobre elas.

Por exemplo, um dos pilares que sinalizam uma boa opção para investir é o conceito de governança. A fim de verificar se a empresa tem uma boa gestão nesse sentido, veja se ela faz parte do novo mercado, se tem tag along de 100%, e faça pesquisas sobre esse quesito nas informações que a empresa disponibiliza para seus acionistas.

Além disso, é importante analisar aspectos relacionados a como está o crescimento dos lucros e receitas da organização nos últimos anos, qual é a lucratividade que ela apresentou nos resultados recentes e como está o nível de endividamento dela. Com esses indicadores, você consegue examinar se a organização é apta para render bons frutos.

Diversifique os investimentos

A diversificação é um ótimo modo de mitigar os riscos e garantir uma boa rentabilidade para os seus investimentos. Por meio dessa estratégia, você consegue suavizar choques que algumas firmas em sua carteira podem enfrentar. Mesmo que você escolha boas ações para adquirir, o mercado é muito dinâmico, e a diversificação é fundamental.

Por exemplo, imagine que você colocou todo o seu dinheiro em um único negócio, que apresentava bons indicadores e que tinha resultados favoráveis. Mas, por algum acontecimento, o segmento que aquela empresa estava inserida não é mais rentável, e o valor das ações dela despencou ao longo do tempo.

Caso você não tenha distribuído o peso dos seus investimentos com o uso da diversificação, isso pode representar um prejuízo difícil de ser recuperado. Assim, a melhor forma de assegurar boa rentabilidade no buy and hold é encontrar diversas boas empresas e fazer aportes em cada uma delas para reduzir seus riscos e ter um retorno satisfatório.

Faça aportes regulares

A estratégia de buy and hold é ótima para quem quer mudar de vida e construir um bom patrimônio a longo prazo, mas ela exige disciplina e consistência. Ao fazer aportes por vários meses seguidos, você assegura que seu dinheiro fique mais tempo trazendo retornos, garante maior rentabilidade e ainda chega aos seus objetivos de forma mais rápida.

Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar a realizar aportes regulares. Por exemplo, é importante ter seus objetivos bem definidos dentro dessa estratégia, fazer o planejamento de quanto você precisa investir por mês para chegar neles e ser fiel a essas metas.

Vale a pena fazer buy and hold?

buy and hold

Como qualquer outra estratégia, o buy and hold conta com vantagens e desvantagens. O que deve ser determinante para decidir se ela vale a pena é o seu perfil de investidor. Com base nas suas percepções de mercado e objetivos, é possível determinar se essa modalidade pode ser considerada na hora de montar uma carteira de ações adequada.

Vantagens

Uma das principais vantagens dessa estratégia é não ter de lidar com o estresse proveniente de flutuações de curto prazo do mercado. Você não se preocupa se a ação caiu alguns pontos percentuais, pois não precisa vendê-la nos próximos dias, e pode aguardar a correção desse movimento no mercado.

Como você faz menos operações do que indivíduos que trabalham como traders, por exemplo, seu custo de corretagem e emolumentos é bem menor, também. Além disso, como não é necessário acompanhar cada pequeno movimento do mercado, você não fica preso na tela do computador o dia todo.

Para os investidores que buscam uma renda passiva, a remuneração proveniente dos dividendos e a participação em lucros pode render o suficiente para ter liberdade financeira e bem-estar garantidos, sem ter de dedicar inúmeras horas olhando para os gráficos.

Desvantagens

Um dos fatores que desencorajam os investidores é a necessidade de estudar profundamente o desempenho de mercado e as estratégias de longo prazo das empresas. Como a ideia é manter os papéis por muito tempo na carteira, a decisão de compra se torna ainda mais importante em relação às outras modalidades.

Viu como é possível usar essa estratégia para alcançar a sua liberdade financeira? O buy and hold demanda dedicação e esforço para encontrar as melhores opções, contudo, depois dessa etapa, você só precisa aguardar o crescimento do próprio mercado e aproveitar todas as vantagens que viver de renda oferece.

Gostou do nosso artigo? Então, conte conosco e inicie seu caminho de investidor!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.