custo de oportunidade

Como o custo de oportunidade ajuda na escolha do investimento?

O mercado de investimentos é repleto de opções para todos os tipos de investidores. Porém, como saber qual é a melhor opção entre alternativas com retorno relativamente parecidos? Uma maneira de avaliar isso é calculando o custo de oportunidade.

Todas as pessoas que movimentam recursos a fim de aumentar lucros ou adquirir um bem medem interesses antes de tomar uma decisão. Porém, só uma parcela muito pequena realmente adiciona nos cálculos o custo de deixar de aproveitar uma oportunidade.

Afinal, o que exatamente é custo de oportunidade? Neste artigo, você vai entender o que é, quais são suas variações dependendo do contexto e como calcular esse custo antes de fazer um investimento. Confira!

O que é custo de oportunidade e qual sua importância?

custo de oportunidade

Sempre que você toma uma decisão importante na vida, deve despender energia e tempo para que as coisas aconteçam mais ou menos com você esperava. Esse custo está relacionado ao caminho que você decidiu percorrer a partir de uma escolha. Ou seja, esse é o custo efetivo da decisão que você toma.

Isso é o mesmo que dizer que você deixou de escolher outro caminho, correto? Afinal, para ir para um lado, você não pode ir para outro. O que você poderia ganhar, em termos de resultados, seguindo o caminho não escolhido representa um custo de oportunidade.

Em investimentos, esse custo de oportunidade está frequentemente relacionado à rentabilidade que você deixa de aproveitar por decidir direcionar seu capital a outro propósito. Porém, além dos percentuais de valor, existem outros aspectos que devem ser considerados no cálculo de custo de oportunidade, como:

Portanto, calcular o custo de oportunidade é fundamental para garantir a melhor decisão sobre investimentos e diversificar sua carteira. Dessa forma, é possível assegurar máximas vantagens sobre a escolha de determinado produto de investimento, de acordo com seu perfil.

Como vimos, o custo de oportunidade está envolvido em todas as grandes decisões da nossa vida. Sendo assim, há uma variedade de condições de ganhos e prejuízos a serem calculados. 

É importante notar que todo custo de oportunidade se refere a uma escolha que visa a uma compensação. Ou seja, você deixa de fazer uma coisa para fazer outra porque crê que o resultado da sua escolha será melhor que o resultado das outras opções.

Como calcular o custo de oportunidade antes de fazer um investimento?

Como são variados os contextos, o cálculo de custo de oportunidade também vai depender de alguns fatores variáveis. Afinal, seus interesses abrangem uma série de aspectos, como disposição, idade, tolerância a risco, patrimônio etc. Portanto, é importante conhecer:

Além disso, um detalhe que contribui muito para o cálculo do custo de oportunidade no caso de qualquer investimento são as taxas básicas de juros. As taxas básicas se tratam de medidas comuns de exercício de rentabilidade sobre qualquer valor capitalizado no sistema financeiro.

Por isso, a Selic e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) são boas métricas para calcular o custo de oportunidade de um investimento. Com elas, você pode estimar o mínimo que uma aplicação segura pode render e assim compará-la com as alternativas.

Não se esqueça de acrescentar o custo de oportunidade aos demais custos da opção escolhida. Assim você pode estimar com precisão qual alternativa é realmente mais vantajosa em termos de retorno. Vale lembrar que considerar todos os custos possíveis é fundamental para garantir maior exatidão do cálculo, como:

  • tributação;
  • taxas de custódia;
  • valor dos aportes etc.

Neste artigo, você aprendeu que o cálculo do custo de oportunidade é fundamental para garantir as melhores escolhas de investimento. Embora poucas pessoas tenham consciência desse custo, não é difícil fazer. Agora você já pode tomar decisões mais acertadas sobre como aplicar o seu dinheiro.

Gostou de aprender sobre custo de oportunidade e como calcular? Então, não deixe de conferir nosso blog semanalmente para investir melhor seu dinheiro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.