diversificação de investimentos

Entenda a importância da diversificação de investimentos em sua carteira

Se você pretende se tornar ou já é um investidor, certamente, é porque se preocupa com o crescimento do seu dinheiro. Por isso, é importante saber quais são as melhores estratégias para proteger a sua carteira, e uma delas é a diversificação de investimentos.

Neste post, você terá a oportunidade de saber mais sobre o assunto, entendendo o que é a diversificação de investimentos, como montar uma carteira variada, por que essa prática é importante, como ter bons resultados e, finalmente, por que ter um plano de diversificação. Confira!

O que é a diversificação de investimentos?

A diversificação de investimentos é o termo utilizado para expressar uma estratégia utilizada para proteger seus recursos. Na realidade, trata-se de uma tática para descentralizar as aplicações financeiras para que, caso uma delas caia em desvalorização, não acabe afetando a rentabilidade de toda a sua carteira.

Em outras palavras, isso é o que vai garantir o sucesso dos seus investimentos em longo prazo. Pense da seguinte maneira: se você pegar tudo o que poupou e aplicar em uma única ação, e ela despencar na bolsa, todo o seu dinheiro se desvaloriza.

No entanto, se você divide essa mesma quantidade monetária em diversas aplicações, ainda que uma delas perca mercado, as demais podem estar em alta no mesmo período. Isso, certamente, amenizaria suas perdas.

É uma forma de diluir os riscos e tentar maximizar os lucros. Assim, você coloca seu dinheiro em diferentes aplicações para que um desempenho negativo em uma delas não signifique perda em todas. Para isso, não é preciso nenhum cálculo absurdo, basta entender quais ativos se encaixam na sua estratégia e investir neles.

Como montar uma carteira de investimentos diversificada?

Diversificar a sua carteira de investimentos é algo relativamente simples. Em um primeiro momento, é importante conhecer seu perfil de investidor e entender que tipo de riscos você está disposto e preparado para correr no mercado financeiro.

A partir daí, você terá uma ideia se pode apostar em investimentos mais arrojados ou se o melhor é mesmo manter uma carteira conservadora. Dependendo do seu perfil, você distribuirá as aplicações entre aquelas opções com mais e menos riscos. Com isso, você também terá rentabilidades diferentes.

Por que é importante diversificar os investimentos?

diversificação de investimentos

A diversificação de investimentos é uma estratégia que aumenta a segurança do investidor. No mercado financeiro, dificilmente você terá garantias de bons resultados. No entanto, você pode minimizar os impactos negativos que, eventualmente, podem vir a ocorrer.

Além disso, é uma ótima maneira de atingir tanto os objetivos e metas de curto quanto de médio e longo prazo. Isso porque você pode compor uma carteira que pague rendimentos mensais, assim como ter ativos que se valorizarão com o passar do tempo e outros que, simplesmente, estarão ali com uma baixa rentabilidade, mas com um risco quase nulo de perdas.

Como garantir um bom resultado ao fazer suas escolhas?

Como você já viu no decorrer deste post, conhecer o seu perfil de investidor é uma das melhores maneiras de saber quais são os tipos de aplicações mais alinhadas com você. Isso diminui as chances de ceder às oscilações do mercado e acabar tomando decisões com base na emoção, como o medo, por um ativo estar baixando demais.

Dessa forma, você pode eleger suas aplicações de acordo com o risco, mas também, com outras variáveis, como a rentabilidade dos títulos, sua liquidez, o pagamento de dividendos e assim por diante. Assim como o seu perfil, é muito importante que os seus investimentos estejam de acordo com a sua estratégia, que nada mais é do que um plano de diversificação feito para facilitar o alcance dos seus objetivos.

Para isso, você precisará detalhar quais são eles. Além disso, procure dividi-los em metas menores, pequenos marcos que determinarão se você está no caminho certo. Se o seu objetivo final tiver um montante de R$500 mil, por exemplo, estabeleça uma meta semestral ou trimestral para alcançar.

Também é preciso dedicar um pouco do seu tempo para pesquisar e conhecer o mercado. Investigue quais são as melhores opções disponíveis, dentro daquilo que se encaixa no seu perfil de investidor. A partir disso, eleja quais são os investimentos que poderão dar retorno em curto, médio e longo prazo.

Por que ter um plano de diversificação de investimentos?

O plano de diversificação serve, justamente, para que você tenha a oportunidade de organizar as suas aplicações de acordo com as suas prioridades. Você pode ter uma estratégia de porcentagem sobre o valor total a ser investido por mês para aplicar em cada ativo, ou eleger um para cada mês, por exemplo.

O mais importante é saber que, uma vez definida a sua estratégia, é preciso segui-la até atingir o objetivo. Afinal, isso servirá como uma espécie de “mapa ao tesouro”, que ajudará você a juntar dinheiro suficiente para fazer uma aquisição específica, seja comprar uma casa, pagar seu casamento, fazer aquela viagem de lua de mel e assim por diante.

Lembre-se, ainda, de que “diversificar por diversificar”, por si só, não é uma boa estratégia. Você pode acabar arriscando ainda mais a sua carteira. É preciso sortir as aplicações entre ativos mais estáveis e seguros, ainda que menos rentáveis, e outros que, apesar de oferecer mais risco, também rendem mais.

Ignorar todo o trabalho feito para manter os seus investimentos organizados é um dos maiores erros ao investir. Portanto, fique atento para não cometê-lo. Defina quanto você vai investir por mês e em que tipo de aplicações você colocará o seu dinheiro.

Contar com especialistas para lidar com esse tipo de assunto é uma das formas mais seguras de investir de forma diversificada. Assim, você terá certeza de que, além de uma carteira bem sortida, contará com investimentos que estejam alinhados com o seu perfil de investidor.

O ABC Personal tem um time preparado e qualificado para prestar todo o suporte a você. Por isso, se você quer garantir a diversificação de investimentos com bons ativos, abra a sua conta!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.