expansão de empresa

Como fazer a expansão de uma empresa de forma estratégica?

Fazer a expansão de empresa é um processo complexo e demorado, que exige muita atenção. Por isso, o mais indicado é seguir algumas etapas específicas para garantir que, no fim, você tenha sucesso e alcance seu objetivo com êxito.

A expansão empresarial é um investimento em recursos que proporcionarão o crescimento do negócio, fazendo com que ele alcance melhores oportunidades. Dessa forma, ela estará buscando não só a sua sobrevivência entre os concorrentes, mas a ampliação dos seus lucros e da sua participação no mercado.

Se você quer saber mais sobre o assunto e entender como você pode passar por esse processo de forma estratégica, é melhor ficar com a gente até o final deste post. Aproveite a leitura!

Como separar o dinheiro de pessoa física e jurídica?

O primeiro, e mais importante, passo é entender que, para expandir uma empresa, será necessário perceber com clareza que existem recursos que são dela e outros que são seus, e organizar essa divisão. Por isso, separar o dinheiro de pessoa física e jurídica é importante.

Quando você começa a drenar o dinheiro do empreendimento para cobrir suas despesas pessoais, acaba perdendo a noção de quanto custa realmente operacionalizar o seu negócio. Dessa maneira, fica difícil saber se você está tendo lucro ou prejuízo com as atividades.

Sendo assim, a nossa dica é que você estipule um valor para receber mensalmente e o inclua nos custos do negócio, mas que não tire nada além disso para o seu uso pessoal.

Como organizar a expansão?

expansão de empresa

Agora, chegou a hora de conferir alguns passos que ajudarão você a se nortear nesse processo e a garantir um avanço mais consistente em direção à expansão de empresa. Vamos lá? Fique atento!

Faça um diagnóstico

O primeiro passo é entender em que ponto seu negócio está. Isso significa que você precisará fazer uma análise detalhada da sua empresa, da maneira como ela está operando hoje. Você vai levantar informações como:

  • em média, quantos clientes ela atende?
  • qual é o seu faturamento mensal?
  • e o faturamento anual?
  • quantos funcionários tem?
  • quais são as suas maiores necessidades de melhoria?

Além disso, você precisará entender gargalos, como quais são as maiores reclamações dos clientes, que oportunidades de mercado poderiam ser melhor aproveitadas, e assim sucessivamente. Isso vai dar uma ideia do que a sua empresa terá que fazer para alcançar o estado desejado.

Estabeleça os objetivos

Expandir um negócio é como sair de um ponto A para um ponto B. Primeiro, você precisa saber onde está e, depois, para onde vai. Por isso, o segundo momento da sua expansão de empresa é de definição de objetivos. Você quer expandir as atividades, mas para onde?

É preciso saber se você quer alcançar uma fatia maior de consumidores com as soluções que já oferece, se você quer ampliar a sua carteira de produtos e serviços ou se quer atender novas praças. Qual é o objetivo, afinal? É em cima disso que você vai trabalhar.

Com os objetivos traçados, você poderá destrinchar essa etapa nos chamados “objetivos menores”, as metas. Fazendo uma breve analogia, o planejamento da expansão de empresa é um mapa, o seu objetivo é onde você quer chegar e as metas são as pistas de que você está no caminho certo.

Defina os resultados esperados

Você já tem um objetivo definido, mas precisa entender como vai mensurar os seus resultados. Para saber se você chegou ou não onde queria, será preciso definir quais são as informações, dados, métricas e indicadores que confirmarão seus avanços.

Por isso, estabelecer objetivos e metas de forma numérica, clara, objetiva e factível é o melhor caminho. Dessa maneira, procure sempre determinar suas metas pensando se uma terceira pessoa (que não estivesse a par dos planos) entenderia e conseguiria dizer, apenas olhando os objetivos, se eles foram ou não cumpridos.

Isso fica ainda mais fácil quando você estabelece valores — sejam eles em reais, sejam em percentuais ou fracionários —, prazos com datas específicas, meios de execução, quem são os responsáveis por cada etapa e assim sucessivamente. Quanto mais específico você for, melhor será identificar a conquista dos resultados.

Analise os riscos

Também é importante entender quais são os riscos que estarão envolvidos nessa expansão de empresa. Isso pode incluir tanto questões orçamentárias quanto de prazos, as falhas nos processos, a falta de liquidez e até a necessidade de contratação de pessoal ou terceirização de serviços, por exemplo.

Portanto, indicamos que você utilize uma ferramenta de apoio, como é o caso da análise SWOT. Ela vai ajudar você a levantar as principais oportunidades, forças, ameaças e fraquezas envolvidas na expansão do seu negócio, contribuindo para que você se prepare antecipadamente para enfrentar os riscos que poderão ocorrer.

Faça investimentos

Para garantir o sucesso da expansão da sua empresa, é inevitável ter que fazer alguns investimentos. Eles serão necessários para:

  • sua estrutura física — para a aquisição de equipamentos, maquinário, mobiliário ou, até mesmo, reformas;
  • qualificação do pessoal — seja para a contratação de novas equipes, seja para o treinamento e a capacitação das que você já tem;
  • sua estrutura tecnológica — os softwares e outras ferramentas também deverão entrar nos seus cálculos e nos seus planos.

Outros investimentos podem vir a ser necessários, como a criação de novos departamentos organizacionais ou, ainda, aquelas aplicações em marketing e posicionamento de marca, por exemplo. O mesmo vale para o estabelecimento de parcerias, que pode requerer deslocamento para negociações e assim por diante.

Como você viu, expandir uma empresa nem sempre é simples, mas é um processo necessário e, com organização, fica tudo mais fácil. Portanto, procure começar a idealizar desde já os aspectos abordados no decorrer deste conteúdo e vá amadurecendo a ideia.

Acione as pessoas que podem ajudar você, sejam elas funcionários, sejam parceiros ou mentores. Pode ser que você receba algumas indicações para montar uma carteira de investimentos e incrementar ainda mais o seu crescimento.

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