fraudes no pix

Fraudes no PIX: veja 5 e saiba como evitar e se prevenir

Conforme a tecnologia avança e surgem novas soluções para efetuar pagamentos, também aparecem golpes e enganações que criminosos realizam para aproveitar a falta de experiência de indivíduos inocentes. Como um dos maiores sucessos do sistema brasileiro de pagamentos, é normal que comecem a surgir fraudes no PIX.

Por isso, entender quais delas já foram aplicadas e como se prevenir, permite que você evite cenários caóticos, perca dinheiro e se coloque em situações de estresse. Afinal, se antes, deixar cair algumas notas da carteira já causam irritação, imagina perder uma grande quantia por meio de novas formas de golpe? Se você quer saber como evitar esse tipo de situação, continue a leitura e confira as nossas recomendações!

Por que conhecer as possíveis fraudes?

Assim como é importante conhecer o mar antes de mergulhar, também é importante entender quais os riscos envolvidos ao utilizar os diferentes meios de pagamento, como o PIX. Vale destacar que internamente, o sistema é extremamente seguro e conta com diversos requisitos de proteção e criptografia.

Porém, como você pode sofrer com uma fraude no PIX? Nesse caso, a etapa fraudulenta ocorre no repasse de informações que levam o dinheiro até a conta dos criminosos. Portanto, vale destacar que se você realiza uma transação via PIX para uma empresa de verdade ou para uma pessoa honesta, pode ter plena tranquilidade quanto à segurança e confiabilidade do procedimento em si.

Quais são as principais fraudes envolvendo o PIX?

Conhecer as principais fraudes no PIX e saber como se precaver é fundamental para garantir sua segurança nas operações feitas a partir dessa modalidade de pagamento. A seguir, apresentamos quais são os golpes financeiros mais comuns. Acompanhe!

1. Páginas falsas para roubar dados

Os criminosos cibernéticos tentam de várias formas roubar informações importantes dos usuários para conseguir tirar vantagem delas. Por exemplo, é comum ver tentativas de roubo de dados de cartão de crédito, senhas de internet banking, dados pessoais como do Cadastro de Pessoa Física e muito mais.

Para isso, é normal recorrer a páginas falsas que se parecem com as que você normalmente frequenta. Muitos usam um design parecido com o de instituições bancárias ou de lojas virtuais para que, ao encontrar um usuário desatento, possam obter o que precisam.

Dessa forma, tenha atenção às páginas que você visita para evitar que esse tipo de dor de cabeça ocorra. Ao perceber qualquer sinal de fraude ou desconfiar de alguma informação da página, não informe nenhum dado. Além disso, confira se é mesmo o endereço virtual oficial da instituição para não cair em golpes.

2. Clonagem de WhatsApp

Você já recebeu uma mensagem pelo WhatsApp informando que uma empresa X está lhe cobrando, ou então, que ela precisa fazer uma atualização de dados urgente para que a sua conta não seja fechada? Vale ficar com um pé atrás quando isso acontecer.

Muitos criminosos enviam mensagens via essa ferramenta de comunicação tentando tirar proveito e conseguir dar golpes nas pessoas. Assim, conseguem obter dados ou até mesmo transferências sem que a vítima note que está sendo enganada.

Dessa forma, caso surja uma mensagem estranha do seu banco ou de alguma empresa que você se relaciona, procure contactar os canais oficiais para evitar realizar transferências indevidas ou passar informações privadas. Medidas de precaução são fundamentais para não cair em uma fraude.

3. Funcionários falsos

Outra forma muito usada por um golpista é fingir ser funcionário dos bancos ou de instituições financeiras em que os indivíduos têm relacionamento para cadastrar a chave do PIX ou para testar alguma funcionalidade desse novo meio de pagamento.

Assim, os criminosos podem conseguir dados ou ainda dinheiro, lesando a pessoa que acaba caindo no golpe. Portanto, vale prestar atenção e evitar esse tipo de contato. Sempre prefira realizar conversas com as empresas por meio de canais oficiais ou indo presencialmente até elas.

Essa simples ação pode evitar que você perca dinheiro ou passe por uma situação de estresse ao cair em uma das fraudes no PIX. Portanto, ao enfrentar uma situação como essa, evite passar qualquer dado ou recurso.

4. Golpe do bug

É possível que você veja uma notícia nas mídias sociais afirmando que está ocorrendo uma falha no sistema do PIX e que, ao enviar uma determinada quantidade de dinheiro para uma certa conta, a pessoa vai receber em dobro, devido ao bug do sistema.

Porém, quando o indivíduo faz a transferência, está encaminhando o dinheiro aos golpistas e acaba lesado. Portanto, não acredite em recursos que venham com facilidade para a sua conta. Afinal, ao ser conivente com situações desonestas, quem pode acabar sendo a vítima é você.

Vale destacar que o PIX é um sistema complexo, seguro e moderno. Portanto, qualquer ideia relacionada com erros, bugs, defeitos ou coisas do tipo são fraudes e devem ser denunciadas.

5. Phishing

Nesse golpe, os cibercriminosos encaminham mensagens aparentemente reais para que você repassa informações confidenciais como senhas, dados de cartão e outros. Os casos mais comuns desse tipo de fraude são os e-mails de bancos que solicitam um “recadastramento” de informações bancárias e até a alteração de senhas.

Nesse caso, a vítima é redirecionada para um site falso no qual deposita diversas informações que podem ser utilizadas para realizar pagamentos, transferências e saques. Por isso, não repassar, em hipótese alguma, dados bancários via redes sociais, sites e e-mail, é a principal forma de proteção quanto a esse golpe.

Caso apareça algum e-mail do seu banco, siga direto para a agência e confira com o seu gerente sobre esse contato. Se detectado o golpe, vale verificar com as autoridades como denunciar e contribuir para que outras pessoas não sejam prejudicadas.

Como se prevenir e não cair nessas fraudes?

fraudes no pix

O sistema financeiro do Brasil garante a segurança de diversas formas de pagamento, fazendo do PIX uma das mais utilizadas pela população. Para que a sua experiência seja tranquila, é importante seguir as dicas apresentadas anteriormente.

Além disso, é importante adotar alguns cuidados para evitar situações extremamente desgastantes no futuro como: não repassar informações bancárias pessoais, realizar pagamentos para chaves de PIX que levam a um destinatário desconhecido e não acreditar em uma falha ou bug no sistema.

Viu como se prevenir das fraudes no PIX? Por meio de alguns cuidados, você consegue proteger o seu dinheiro e garantir que todas as suas informações fiquem a salvo. Além disso, evita situações estressantes que podem tomar muito do seu tempo e, assim, assegura uma vida tranquila.

E aí, gostou deste post? Já sabe como se prevenir de golpes e evitar situações desagradáveis? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como se proteger. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.