investimento a longo prazo

Investimento a longo prazo: quais as melhores opções em 2020?

Para ter um investimento a longo prazo em sua carteira, é essencial começar quanto antes. Afinal, seja a aplicação de Renda Fixa, seja a de Renda Variável, a tendência é que quanto mais tempo ela durar, maior será o rendimento obtido.

No entanto, para poder fazer uma boa aplicação para o futuro, é importante definir o seu objetivo. Isso é necessário porque a opção ideal vai depender da sua meta financeira.

Quer aprender como escolher o melhor investimento a longo prazo para seus objetivos? Então, siga a leitura do nosso artigo!

O que levar em consideração ao analisar um investimento a longo prazo?

Para escolher um bom investimento de longo prazo para a sua carteira, é importante levar alguns fatores em consideração. Afinal, são esses elementos que ajudarão a determinar se a aplicação é ou não compatível com o seu objetivo pessoal. Veja quais são os fatores mais importantes.

Prazo

Praticamente todas as aplicações financeiras têm uma data de vencimento, com exceções de ações e outras aplicações de renda variável. É essencial comparar esses prazos para poder entender qual é o mais adequado para a sua meta pessoal. Além disso, é importante analisar quais investimentos permitem liquidar a aplicação antes do vencimento em caso de emergência.

Risco

Aplicações de longo prazo costumam reduzir consideravelmente o risco de um investimento, mas ainda assim, é importante analisar os perigos de cada alternativa. Normalmente, as aplicações de Renda Fixa são consideradas as mais seguras, embora isso dependa muito da classificação de risco da entidade emissora.

Perfil

O perfil do investidor importa bastante na hora de escolher uma aplicação de longo prazo. Para quem é mais conservador e rejeita riscos, o mais aconselhado são os títulos de Renda Fixa. Para os moderados, Fundos de Investimento são boas opções. Já quem tem perfil agressivo pode se interessar por ações escolhidas via análise fundamentalista.

Acompanhamento

A facilidade para acompanhar um investimento a longo prazo deve ser considerada também. Afinal, pode levar anos para receber os frutos da aplicação. Normalmente, investimentos de Renda Fixa não exigem manutenção qualquer, enquanto Fundos de Investimento e ações podem solicitar algum acompanhamento básico.

Quais os melhores investimentos a longo prazo do mercado?

investimento a longo prazo

Agora que já vimos quais fatores levar em conta ao selecionar um investimento a longo prazo, é hora de conhecer algumas boas opções no mercado. Abaixo, selecionamos uma lista de investimentos que podem ser interessantes quando fizer um rebalanceamento de carteira. Veja quais são!

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) se destacam por ser investimentos de Renda Fixa muito interessantes no curto e longo prazo. Elas são emitidas por bancos com base nos empréstimos que eles fazem para o mercado imobiliário ou para o agronegócio.

O rendimento desses títulos pode ser pré-fixado (com uma taxa definida no momento da aplicação) ou pós-fixado, com rentabilidade atrelada a uma porcentagem do CDI ou ao IPCA.

As LCIs e LCAs podem ter um prazo de vencimento girando ao redor de até cinco anos. A parte boa é que podem ter um rendimento otimizado pelo fato de não incidir Imposto de Renda sobre os seus ganhos.

Fundos DI

Os Fundos DI são opções de investimentos muito comuns, pois os bancos costumam apresentar essa opção como uma alternativa para formar a reserva de emergência dos investidores. Basicamente, os Fundos DI são Fundos de Renda Fixa e investem, no mínimo, 80% de seu patrimônio em ativos desse tipo.

Normalmente, o objetivo desse tipo de fundo é acompanhar ou superar a taxa CDI. Dessa forma, o investidor pode deixar o seu dinheiro rendendo indefinidamente e, quando precisar recuperá-lo, pode resgatar a sua cota no fundo.

Fundos de Ações

Os Fundos de Ações são ótimas opções de investimento em Renda Variável. Eles permitem uma gestão profissional para o patrimônio do investidor. Por isso, são usados com frequência por quem tem perfil moderado ou agressivo.

O objetivo desses fundos é superar algum benchmark do mercado, sendo o Ibovespa o mais comum deles. Entretanto, podem existir outros índices usados como parâmetro.

Como os Fundos de Ações são administrados por gestores profissionais, o risco tende a ser um pouco menor e o acompanhamento é mais facilitado também. Além disso, o ganho potencial é maior, embora o risco também seja.

CDB

Os CDBs são Certificados de Depósito Bancário emitidos por bancos. Em outras palavras, são títulos de Renda Fixa que bancos e entidades financeiras emitem para captar dinheiro no mercado.

O rendimento deles pode ser pré-fixado ou pós-fixado (atrelado ao IPCA ou CDI) e o mínimo para investir tende a ser pequeno.

Tesouro Direto

Os títulos do Tesouro Direto estão entre as aplicações a longo prazo mais populares. Afinal, são investimentos garantidos pelo Tesouro Nacional, que é o pagador mais confiável do mercado. Existem dois títulos que são particularmente interessantes no longo prazo: o Tesouro IPCA+ e o Pré-fixado.

O primeiro é interessante porque tem rendimento atrelado à inflação e longuíssimo prazo. Portanto, pode garantir rendimentos acima do IPCA por 30 anos, por exemplo.

Já o Pré-fixado é muito interessante em momentos em que a Selic apresenta valores altos. Isso porque o Tesouro Pré-fixado tende a ter remunerações maiores e pode manter esses valores mesmo que a Selic venha a cair depois.

Agora que você já tem uma boa lista de investimentos a longo prazo, é importante ter em mente que não existe uma aplicação que é a melhor ou a pior. Cada uma delas é mais ou menos interessante para um objetivo em específico. Além disso, é importante diversificar investimentos, criando um mix de ativos que seja compatível com o seu perfil.

Portanto, é importante descobrir qual é o seu perfil de investidor e saber quais ativos são mais compatíveis com você. Além disso, é essencial contar com a ajuda de especialistas quando for montar a sua carteira.

Então, gostou do conteúdo? Se sim, deixe um comentário abaixo e conte qual desses é o seu investimento a longo prazo ideal!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.