investimento para aposentados

Investimento para aposentadoria: saiba quais são as melhores opções

Quem se preocupa com o futuro deve conhecer alguns bons investimentos para aposentadoria. Isso é altamente necessário, pois é a única maneira de garantir uma vida mais confortável lá na frente, quando pararmos de trabalhar.

Por isso, resolvemos montar uma lista com os melhores investimentos para aposentadoria. Siga a leitura para saber quais são as principais aplicações para o seu futuro!

Por que considerar investir para sua aposentadoria?

É possível que você seja um trabalhador assalariado ou que trabalhe em uma empresa no modelo de Pessoa Jurídica. É possível, também, que você seja um empreendedor de pequeno, médio ou grande porte, em qualquer área ou segmento. Talvez seja homem, talvez seja mulher. Pode ter 25, 30, 35 ou 40 anos. Pode ser que goste mais de risco, pode ser que prefira segurança.

Não importa o seu perfil de investidor, profissão ou idade, você precisa se preocupar com a sua aposentadoria. Afinal, eventualmente a sua capacidade de gerar renda pelo seu trabalho será naturalmente reduzida e, portanto, você precisará de uma rede de segurança.

Além disso, entre os motivos para investir por conta própria em sua aposentadoria está o fato de que é possível ter um resultado melhor comandando a própria estratégia, em vez de depender do INSS.

Dessa forma, se você quer ter uma aposentadoria segura, confortável e com recursos suficientes para manter — e até mesmo melhorar — o seu estilo de vida, precisa começar a investir nisso desde já. Veja a seguir algumas das melhores opções de investimentos para aposentadoria!

Quais são os melhores caminhos de investimento para esses casos?investimento para aposentados

Uma regra básica ao escolher investimentos para aposentadorias é selecionar ativos que poderão crescer a longo prazo e desenvolver um bom patrimônio quando você parar de trabalhar.

No entanto, é importante entender que existem diversas opções no mercado e é importante considerar o perfil do investidor antes de decidir qual é o melhor investimento para você.

Confira algumas opções de investimentos para aposentadoria!

Renda Fixa

As aplicações de Renda Fixa são excelentes a longo prazo, o que faz delas essenciais para uma carteira de investimentos focada na aposentadoria. Na prática, esses ativos sempre geram rendimentos e usam o poder dos juros compostos para crescer exponencialmente.

O principal ativo de Renda Fixa que um investidor pode fazer pensando na sua aposentadoria é o Tesouro IPCA+. Isso porque esse título público tem uma série de vantagens no longo prazo, que é muito útil para quem está se planejando para a aposentadoria.

Em primeiro lugar, o Tesouro IPCA+ tem um rendimento pós-fixado atrelado ao IPCA e ainda gera uma porcentagem específica todos os anos. Isso significa que, se levado até seu vencimento, o título terá rendimentos com ganhos reais, já que está atrelado à inflação e ainda tem uma porcentagem extra.

Além disso, o título conta com a garantia do Tesouro Nacional, o que faz dele um dos ativos mais seguros do mercado. Esse é um excelente ativo para construir patrimônio para o longuíssimo prazo de 20, 25 ou 30 anos.

Outros títulos do Tesouro Direto (como o Tesouro Selic ou o Prefixado) podem ser boas opções em determinados momentos. Além disso, ativos como o CDB, LCI e LCA também podem apresentar boa rentabilidade e proteção para a sua carteira. Lembrando que é sempre importante ficar atento à classificação de risco das instituições emissoras.

Fundos de Investimento

Se você aceita um pouco mais de risco ao investir, pode investir em Fundos de Investimento para diversificar a sua carteira. Esses Fundos são compostos por centenas (até milhares!) de investidores que formam um patrimônio conjunto administrado por um gestor profissional.

Cada Fundo de Investimento tem a sua estratégia específica, que pode ser de Renda Fixa, Multimercado ou de Ações (além dos Fundos Imobiliários, que têm um outro funcionamento específico).

Um Fundo de Renda Fixa tem a maior parte dos seus ativos (pelo menos 80% da carteira) em Renda Fixa. A vantagem de aplicar com eles é que esses Fundos podem ser donos de títulos com rendimento acima da média e que não estão mais disponíveis no mercado.

Os Fundos Multimercado, por sua vez, podem atuar em diversos segmentos. Eles podem ter um pouco de Renda Fixa, um pouco de ações, parte do patrimônio em estratégias de câmbio e muito mais. Eles são uma boa maneira de atuar em mercados diferentes.

Por fim, os Fundos de Ações atuam na Bolsa de Valores e buscam ações específicas para ter um rendimento acima de algum benchmark, como o Ibovespa. Eles são um pouco mais arriscados que os outros, mas ainda podem ser mais seguros do que investir em ações por conta própria.

O que considerar ao avaliar um investimento para aposentadoria?

Para montar uma carteira de investimentos para aposentadoria, o investidor precisa sempre considerar um balanço delicado entre rentabilidade e segurança.

Há a possibilidade de lucrar consideravelmente com investimentos (especialmente para quem começar cedo e ter mais anos para sentir o efeito exponencial dos juros compostos), mas há principalmente uma boa camada de proteção e segurança.

E aí, gostou da nossa sugestão de investimentos para aposentadoria? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e marque alguns amigos que possam se interessar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.