LCI e LCA

Entenda as diferenças entre LCI e LCA e saiba como investir

Você provavelmente já ouviu falar em certos tipos de investimento, como CDB, Tesouro Direto, debêntures, ações e fundos, não é verdade? Mas sabe também o que as siglas LCI e LCA significam? Pois já podemos adiantar que esses investimentos podem ser mais vantajosos que muitos dos que citamos há pouco.

Por mais que muitos digam o contrário, a verdade é que, embora o valor da taxa Selic esteja a 5%, como foi decidido na última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), a renda fixa ainda é uma excelente pedida para fazer seu dinheiro render, principalmente por causa da segurança proporcionada e dos prazos disponibilizados.

Interessado, mas cheio de dúvidas? Então chegou ao post certo! Acompanhe os próximos tópicos para aprender sobre LCI e LCA, incluindo até um passo a passo sobre como investir sem medo!

O que é LCI?

Sigla para Letra de Crédito Imobiliário, a LCI pertence ao grupo de investimentos de renda fixa emitidos pelas instituições financeiras. Funciona basicamente assim: você empresta um determinado montante ao banco, que, por sua vez, financia atividades ligadas ao setor imobiliário, fomentando a construção de novos empreendimentos para suprir as necessidades de moradia da população. Em troca do valor fornecido à instituição, você receberá rendimentos de juros compostos.

Assim como no caso do Tesouro Direto, tal investimento oferece opções de rentabilidade prefixada e pós-fixada. No primeiro caso, os investidores sabem exatamente o valor que receberão no vencimento. No segundo caso, porém, a valorização dependerá do índice indexado, tal como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou a inflação.

O investimento mínimo pode oscilar de corretora para corretora, no entanto, normalmente, o valor mais utilizado para aplicar em LCI costuma ser de R$ 1000,00. Quanto aos prazos, é possível encontrar títulos de 90 a 1080 dias, mas isso também dependerá da disponibilidade ofertada pela instituição que captará os recursos, de modo que quanto maior o prazo, maior será o rendimento.

O que é LCA?

Outro título de renda fixa com um funcionamento bem semelhante ao da LCI é a LCA, sigla para Letra de Crédito do Agronegócio. Nesse caso, o investidor empresta dinheiro para fomentar esse setor da economia: o agronegócio. Vale ressaltar que a data de vencimento e a rentabilidade são definidas no momento da compra, assim como acontece com a LCI.

Ao emprestar dinheiro para as instituições repassarem ao agronegócio, você ajuda os produtores a promoverem melhorias nas atividades agrícolas e agropecuárias, no capital de giro, nos investimentos em maquinários de ponta e assim por diante. Com isso, o Brasil consegue realizar bons negócios não só em nosso território, mas também no exterior, exportando soja, milho, gado e outras commodities.

Os indexadores são os mesmos aplicados na LCI e os prazos também giram em torno de 90 a 1080 dias, sendo possível escolher as melhores datas de acordo com seus objetivos de investimento. Com rentabilidades tanto prefixadas quanto pós-fixadas, do ponto de vista dos investidores só mudará mesmo o setor ao qual o dinheiro será destinado.

Esses investimentos valem mesmo a pena?

Uma das grandes vantagens de investir em LCI e LCA é o fato de não haver tributação de Imposto de Renda. Uma vez que é vantajoso para a economia fomentar os mercados imobiliário e do agronegócio, o governo escolhe isentar esses títulos.

É uma excelente maneira de diversificar sua carteira de investimentos e, consequentemente, minimizar os riscos de aplicar seu dinheiro na renda fixa, ainda mais em títulos emitidos por bancos com alta classificação.

A rentabilidade é próxima da taxa básica de juros. O benchmark mais utilizado é o CDI nas pós-fixadas, podendo até superar valores aplicados em outros títulos. Para você ter uma ideia, se investisse 5 mil reais a 90% do CDI tendo 2 anos de prazo, o lucro líquido seria de 5.450,72 reais ao final do período — 36,57 reais e 29,23 reais a mais que CDB e Tesouro Selic, respectivamente.

Outro benefício que chama a atenção é que tanto a LCI quanto a LCA estão seguras pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Assim, se porventura o banco ou a corretora quebrar, você terá a chance de resgatar seu dinheiro, desde que esteja dentro do limite de 250 mil reais. Além disso, lembre-se de que há um período de carência desses títulos de renda fixa, que, portanto, só devem ser resgatados no vencimento.

Como investir em LCI e LCA?

Por mais que agora você já conheça um pouco mais sobre a relevância que LCI e LCA têm na economia, bem como as vantagens disponíveis para os investidores, provavelmente ainda está se perguntando: mas como iniciar de fato a investir nesses títulos? Confira um passo a passo rápido que preparamos com algumas dicas primordiais para você investir com consciência!

Defina metas e objetivos

O melhor a fazer é deixar o instinto um pouco de lado para focar em operações que realmente façam sentido na sua vida. Traduzindo: você precisa de estratégias fundamentadas para não aplicar seu dinheiro na empolgação. Busque um motivo que sustente sua intenção de investir em LCI e LCA, de modo que o valor aplicado sirva para uma meta específica, mensurável, relevante e atingível.

Abra uma conta para investimentos

Seja por meio de um banco emissor, seja via corretora de valores autorizada, é primordial que você abra uma conta especificamente para investimentos. Para tanto, o preenchimento de dados é muito simples e o envio da documentação necessária costuma ser feito de forma online, a fim de facilitar a vida dos investidores.

Estude as opções disponíveis

Nunca é demais bater nessa tecla: é preciso estudar bem o mercado e criar um hábito de educação financeira. Só assim é possível investir com consciência, sem tomar decisões precipitadas. Observe todas as opções disponíveis no menu do banco ou da corretora, faça simulações e foque em títulos com rentabilidade e prazos favoráveis para seus objetivos de vida.

Compre e acompanhe os resultados

Depois que transferir o dinheiro da sua conta corrente para a conta de investimentos e partindo do princípio de que você já tem noção do título em que pretende investir, digite o valor que deseja e pronto! Sem qualquer complicação, você acompanhará os rendimentos em sua carteira, facilitando assim seu planejamento orçamentário.

Que fique como aprendizado que as letras de crédito são ótimas formas de aplicar seu dinheiro a médio e longo prazos, com segurança para você e utilidade para o país. De resto, é só optar por uma instituição de qualidade, a fim de obter o devido respaldo quanto a seus investimentos para acertar em cheio!

Gostou deste post e ficou interessado em investir em LCI ou LCA? Aproveite para abrir sua conta no ABC Personal, totalmente gratuita, e confira ofertas diferenciadas para esses produtos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.