Quais são os melhores investimentos com liquidez diária? Confira

Uma das características mais importantes de um título é a sua capacidade de se transformar em renda, conforme o interesse do investidor. Por isso, ativos com liquidez diária são fundamentais para quem busca uma carteira com mais segurança em suas aplicações.

Algumas considerações são necessárias na hora de adquirir qualquer tipo de ativo. Características como a remuneração, prazo, aplicação mínima, grau de risco e liquidez são alguns aspectos que devem ser avaliados com cautela para fazer uma boa escolha. Se você quer saber mais sobre os ativos com possibilidade de liquidação diária, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é liquidez diária?

A liquidez diária se refere à capacidade de transformar um ativo em dinheiro durante o período de um dia. Portanto, uma aplicação pode ser concluída em qualquer momento que o titular do papel desejar.

Esse tipo de flexibilidade oferece mais segurança e tranquilidade para quem deseja investir com um baixo grau de risco em suas operações. Por isso, ativos com tais características são recomendados para quem tem objetivos financeiros de curto prazo e se apresentam como uma ótima alternativa para alcançar uma remuneração superior à da poupança.

Quando vale a pena investir em fundos com liquidez diária?

O mercado financeiro oferece vários ativos para que os investidores com os mais diversos perfis possam encontrar opções que atendam às suas necessidades e objetivos. Confira, a seguir, para que casos o investimento em ativos de liquidez diária é recomendado.

Formação da reserva de emergência

A reserva de emergência é um recurso fundamental para a estabilidade financeira de qualquer indivíduo. Por meio desse valor, você tem condições de lidar com situações imprevistas sem comprometer a sua qualidade de vida.

Como a reserva deve estar à sua disposição a qualquer momento, contar com liquidez é indispensável nesse caso. Ao optar por aplicações em renda fixa e possibilidade de liquidação diária, você obtém uma boa remuneração para o seu capital e evita transtornos no momento em que necessite desse dinheiro.

Alcance de objetivos de curto prazo

Para quem deseja utilizar o valor em um período inferior a um ano, aplicações dessa natureza são recomendadas. Metas como comprar um carro, fazer uma viagem ou frequentar algum curso, por exemplo, devem exigir o saque no curto prazo.

Por isso, aplicar o dinheiro em opções com mais liquidez oferece mais tranquilidade ao titular. Além disso, aplicações de longo prazo, quando liquidadas antes do tempo, normalmente apresentam descontos que afetam a sua remuneração.

Criação de uma reserva de oportunidades

Em diversas situações, realizar uma compra à vista oferece poder de negociação, vantagens e um bom desconto. Por isso, contar com uma boa reserva de oportunidades permite que você adquira bens com todos os benefícios que o pagamento imediato oferece.

Como o surgimento de oportunidades também ocorre de modo aleatório, não há como se programar para aproveitá-las. Portanto, investir em ativos que permitam o saque em qualquer momento é fundamental para manter a sua reserva de modo seguro.

Quais os melhores investimentos com liquidez diária?

Agora que você já sabe quais são as situações interessantes para ter investimentos com essas características, que tal conhecer os melhores ativos para fazer os seus aportes? A seguir, apresentamos os principais. Acompanhe!

Títulos públicos

Entre os papéis que podem proporcionar uma boa rentabilidade com liquidez diária estão os títulos públicos, em especial, o Tesouro Direto. Nessa categoria, quem emite tais ativos é o governo federal e a principal característica dessa alternativa é a segurança oferecida.

Há várias alternativas que você pode investir, como o Tesouro Selic, o Tesouro IPCA+ e o Tesouro Prefixado. Para fazer uma boa escolha, que esteja de acordo com o seu perfil de investidor e que ofereça a possibilidade de alcançar bons resultados, vale a pena consultar um especialista de mercado.

Certificado de Depósitos Bancário (CDB)

liquidez diária

Essa opção também é classificada como renda fixa e quem realiza a emissão são os bancos. Assim, quando você investe em um CDB está emprestando o seu dinheiro para que essa instituição financeira financie as próprias operações.

Existem CDBs prefixados e pós-fixados, mas, normalmente, a segunda alternativa oferece liquidez diária. Se essa alternativa é do seu interesse, há várias organizações que disponibilizam tal ativo aos clientes. Porém, vale ter atenção na hora da escolha para ter uma boa rentabilidade e o mínimo de risco possível.

Fundos de investimento

Nessa alternativa, os investimentos são realizados em grupos de indivíduos e cada um recebe cotas proporcionais ao montante aportado. Assim, o valor total é gerenciado por um profissional especialista no mercado financeiro e os rendimentos são repassados para os cotistas.

As cotas podem ser resgatadas com agilidade e esse ativo representa uma ótima opção para diversificar a sua carteira. Porém, para escolher um fundo de investimento vale a pena observar o histórico do administrador e pesquisar as alternativas de mercado no intuito de ter bons retornos.

Letras de Crédito

Os ativos mais tradicionais nessa categoria estão relacionados aos setores imobiliário e agrícola, sendo facilmente encontrados em diversas instituições financeiras. Além disso, disponibilizam o atrativo de serem isentos de Imposto de Renda, dado que servem para incentivar segmentos econômicos importantes no país.

Existem LCI e LCA com liquidez diária, porém, em geral, é necessário cumprir um período mínimo de aplicação para conseguir recuperar o total investido antes do prazo. Portanto, caso deseje aportar dinheiro nessa alternativa é importante conferir tal carência e verificar se o título conta com liquidez.

O que considerar na liquidez ao investir?

Se você deseja realizar investimentos em ativos que contam com boa liquidez é importante fazer uma pesquisa e entender quais são as melhores alternativas disponibilizadas no mercado. Além disso, compreender o seu perfil de investidor é fundamental para fazer aportes que proporcionem rentabilidade e tranquilidade em relação às inversões efetuadas.

Viu como é importante incluir ativos de liquidez diária em sua carteira? Por meio deles, você consegue aproveitar uma remuneração superior à poupança e ainda tem a tranquilidade de sacar o valor investido no momento em que precisar. Como existem diversos ativos com tais características, vale estudar um pouco mais sobre quais deles combinam com o seu perfil e começar suas aplicações agora mesmo.

Gostou do nosso artigo? Entendeu a importância de conhecer as diferentes opções de investimento? Então continue com sua visita ao blog e descubra por que vale a pena investir em CDB!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.