livros de investimentos

Veja quais os melhores livros de investimentos para conhecer

Aprender como investir é passo importante para tomar as melhores decisões sobre como aplicar o dinheiro e garantir a segurança financeira. São muitas as formas de estudar sobre esse mercado: cursos, artigos na internet e, principalmente, livros de investimentos. Optar por esse último recurso, aliás, é uma alternativa segura e barata para adquirir conhecimento valioso no mercado.

Neste post, você saberá mais sobre a importância de estudar constantemente para aprender a investir. Também verá quais são os melhores livros de investimentos para conhecer, além de vantagens de optar por esse caminho para adquirir conhecimento antes mesmo de começar a atuar como investidor. Confira!

A importância de estudar para aprender a investir

Não são poucas as pessoas que têm o desejo de investir, mas acabam desistindo por medo de errar ou, até mesmo, por não saber por onde começar. Nesse sentido, estudar sobre o mundo dos investimentos é um passo essencial para começar a fazer o dinheiro trabalhar a seu favor e criar uma carteira de investimentos alinhada com o que você procura.

Mesmo quem quer contar com a consultoria de um profissional especializado pode e deve buscar conhecimento por conta própria para, assim, evitar estresse financeiro.

É muito importante saber pelo menos o mínimo sobre o funcionamento do mercado, além de ter uma ideia de como funciona cada investimento disponível e quais são os mais adequados para seus objetivos e recursos disponíveis. Dessa maneira, você saberá pelo menos o básico.

Os melhores livros de investimentos para conhecer

Os livros de investimentos são excelentes portas de entrada para você ter confiança para começar a investir e, também, para ter dicas de especialistas sobre esse mundo e melhorar os seus conhecimentos sobre educação financeira. A seguir, apresentamos alguns dos melhores livros de investimento que não devem ficar de fora do seu radar. Acompanhe!

A Psicologia Financeira

Em “A Psicologia Financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade”, o autor Morgan Housel desmistifica que a forma como as pessoas lidam com o dinheiro seja puramente matemática.

Segundo o autor, mais do que dados e fórmulas, a maneira como cada um lida com temas como decisões de negócios, investimentos e suas finanças pessoais de modo geral, está ligada também à história pessoal e aos desafios da vida.

Abordando a gestão financeira por um viés mais humano, o autor usa cases de fracassos e sucesso para reforçar a importância da psicologia nas finanças. Além disso, mostra algumas dicas de como administrar o dinheiro para alcançar a felicidade e ter uma vida plena.

Rápido e Devagar

Na obra, Daniel Kahneman parte do princípio de que há duas maneiras de pensar. Enquanto uma é rápida, baseada na emoção e na intuição, a outra é lenta e foca na lógica.

Ao longo de “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, o autor faz um debate sobre os defeitos e vícios do pensamento rápido e, também, sobre as capacidades incríveis que essa forma de pensar reserva.

Entre os tópicos abordados por Kahneman estão: quando vale a pena ou não confiar na intuição e se o sucesso de um investidor é fruto da aleatoriedade ou se deve à sua capacidade de lidar com o mercado financeiro.

O livro também se destaca por oferecer insights práticos sobre como as pessoas tomam decisões tanto no mundo dos negócios quanto na vida pessoal. Ao longo das páginas, o autor também apresenta algumas técnicas que ajudam na proteção contra falhas da mente que podem levar a problemas futuros.

Decisões Econômicas

livros de investimentos

A obra “Decisões Econômicas: Você já parou para pensar?” também tem um viés psicológico. Afinal, foi escrita por uma psicanalista e psicóloga econômica. Ao longo das páginas, Vera Rita de Mello Ferreira não foca em recomendações técnicas sobre onde e como investir.

O objetivo da obra é, sim, mostrar o funcionamento da cabeça das pessoas no momento em que precisam tomar decisões relativas ao seu dinheiro, com foco especial no mercado financeiro.

Com linguagem leve e bem-humorada, a autora usa diversas referências ao mundo emocional, reforçando o poder que a mente e o sentimentos têm no investimento e na administração do dinheiro.

Durante a leitura, você saberá mais, por exemplo, sobre possíveis perdas que pode ter nos investimentos ao desconsiderar os aspectos emocionais envolvidos no tema. É ideal para quem quer saber como tomar decisões mais inteligentes na hora de investir.

Tostão Furado

O livro de Mari Ferreira, especialista em Educação Financeira, acredita que a forma como se lida com as finanças está diretamente ligada ao termo “tomada de decisão”.

Em “Tostão Furado: Do Zero à Liberdade Financeira”, a autora fala sobre sua trajetória, inclusive o trabalho em um grande banco durante 13 anos, e como descobriu que as finanças não podem ser resumidas em planilhas e, sim, estão muito mais relacionadas ao comportamento.

O livro propõe que os leitores embarquem em uma jornada de autoconhecimento, tendo como principais companheiros de viagem a psicologia econômica e a educação. A obra conta com exercícios práticos, que permitem que você se organize, planeje e trace o caminho rumo à liberdade financeira.

O Homem Mais Rico da Babilônia

Considerado um clássico na área das finanças, “O Homem Mais Rico da Babilônia”, de George S. Clason, já teve mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo. A obra se baseia nos segredos de sucesso dos babilônicos, que viviam na cidade mais rica da época.

Entre as soluções trabalhadas ao longo das páginas estão: o não desperdício de recursos em tempos de prosperidade e a busca constante por conhecimento. Além disso, o autor também fala sobre a importância de sempre pagar as dívidas em dia e, também, investir no cultivo das próprias aptidões para se tornar cada vez mais hábil com o passar do tempo.

As vantagens de usar livros para aprender sobre investimentos

Mais do que serem ferramentas úteis para aprender sobre conceitos ligados a investimentos, como o que é volatilidade, os livros também oferecem diversos benefícios para quem busca mais conhecimento sobre as finanças. Entre eles:

  • custo baixo;
  • acesso a autores que são referência no assunto;
  • comodidade e praticidade.

Como você pode perceber, investir em livros de investimentos é uma forma prática e barata de aprender mais sobre finanças e, assim, tomar as melhores decisões em relação ao seu dinheiro. Independentemente das aplicações financeiras que pretende fazer ou dos seus objetivos de vida, conhecimento nunca é demais. Use as obras a seu favor para aprender, assim, a tomar as melhores decisões nas finanças.

Gostou deste conteúdo sobre livros de investimentos? Então confira também 8 séries sobre mercado financeiro que você não pode perder!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.