O que é chave do Pix e qual a sua importância?

Inicialmente, o Pix impactará de forma significativa os custos empresariais. Em geral, a maioria das transações realizadas por pessoas jurídicas acontecem em meio digital, como TED e DOC, o que acarreta uma série de taxas que podem se tornar salgadas ao longo do tempo.

Tanto a emissão de boletos quanto as tarifas exercidas pelas maquininhas de cartão costumam “comer” um bom valor das vendas efetuadas por estes meios de pagamento. Com o Pix, é possível começar a deixar para trás este tipo de preocupação.

Apesar de o Pix não ser gratuito para estes negócios, as taxas cobradas ficarão bem abaixo das exercidas hoje. Isso é um benefício não só para a competitividade do negócio, mas também para a sua saúde financeira e lucratividade.

Sem ter que pagar pelas maquininhas de cartão, os custos operacionais reduzem. Assim, o lojista tem a opção de reduzir os preços para o consumidor, se tornando atrativo no mercado, ou não repassar essa redução e aumentar a sua lucratividade, por exemplo.

Através do Pix será possível fornecer sua chave ou apresentar um QR Code para o consumidor, que fará a transferência diretamente pelo celular, em um processo que dura segundos.

Além disso, toda hora será hora de fechar negócio, já que o recurso ficará disponível de domingo a domingo, 24h. Então, em comparação aos outros meios de pagamento disponíveis que só são processados em dias úteis, essa é uma vantagem e tanto.

O melhor de tudo é que dá para receber:

  • de pessoas físicas;
  • de outras empresas;
  • do governo.

Então, se você ainda não está convencido de que o Pix pode ser uma boa para a sua empresa, aqui vai um resumão de todos os motivos pelos quais vale a pena experimentar o serviço:

  • os pagamentos vão cair direto na conta da empresa, sem intermediários, sem demora, sem taxas excessivas;
  • os custos das transações ficam lá embaixo, já que os intermediários convencionais sequer são envolvidos no processo;
  • as filas para pagamento vão reduzir consideravelmente, afinal, as transações devem ser processadas em até 10 segundos;
  • a disponibilidade do serviço é contínua, então você não precisa esperar compensar aquele boleto ou transferência;
  • os seus pagamentos também podem ser facilitados com o Pix, incluindo seus fornecedores e seus impostos;
  • os recursos que garantem a segurança do seu dinheiro incluem criptografia, autenticação mútua e assinatura digital;
  • a sua empresa pode fechar muito mais negócios que a concorrência, afinal, oferece uma forma de pagamento diferenciada;
  • a redução da burocracia e a experiência 100% digital pode deixar o seu cliente muito mais satisfeito

Mesmo assim, se você não for uma instituição financeira com mais de 500 mil clientes, você não está obrigado a fazer o cadastro, nem mesmo como consumidor. É claro que, no caso das empresas, sem o cadastro você pode perder oportunidades importantes de negócio.

Se você gostou de saber mais sobre o Pix, não pare sua leitura por aqui. Aproveite para ficar por dentro de outros conteúdos como este, confira todos os Destaques ABC Brasil e descubra quais são as principais tendências do mercado nacional e internacional!

Siga o Banco ABC Brasil nas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.