oportunidade para comprar tesouro direto

Como identificar oportunidades para comprar tesouro direto? Entenda mais aqui!

Não importa o seu perfil de investidor, sempre surge uma boa oportunidade para comprar Tesouro Direto. Afinal, os títulos de dívida emitidos pelo Tesouro Nacional se destacam por ser flexíveis e atraentes na maior parte do tempo.

O Tesouro Direto é um sistema criado pelo Tesouro Nacional para poder vender seus títulos diretamente para o investidor comum, como você. Os títulos negociados são os do Tesouro Selic (com rentabilidade atrelada à taxa Selic), o Tesouro IPCA+ (com rendimento atrelado à inflação e mais uma porcentagem extra) e o Tesouro Pré-fixado (cujos ganhos são definidos no momento da aplicação).

Investir na dívida pública é muito vantajoso e, portanto, é essencial que você saiba como identificar uma boa oportunidade para comprar Tesouro Direto. Quer aprender todas as dicas para encontrar os negócios mais lucrativos? Então, siga a leitura abaixo!

Quais as vantagens de investir no Tesouro Direto?

Até quase o final do primeiro trimestre deste ano , a taxa Selic se manteve em um valor mínimo histórico de 2% e isso afastou os investidores da Renda Fixa. Afinal, se a maior parte dessas aplicações é atrelada à Selic ou ao CDI (que acompanha a taxa básica), então, o Tesouro Direto deixou de ter vantagens, certo? Errado.

Aplicar no Tesouro Direto ainda é muito vantajoso e, provavelmente, continuará sendo, mesmo se a Selic estiver em baixa. Isso porque os títulos da dívida pública são flexíveis e podem cumprir vários tipos de funções.

Para os investidores iniciantes, o Tesouro Direto é um excelente professor. Ele ensina como as aplicações funcionam, o impacto que o cenário macroeconômico tem nelas e como estabelecer hábitos de poupança para poder investir. Além disso, como tem boa liquidez, é uma ótima aplicação para compor uma reserva de emergência.

Já para os investidores mais experientes e que se aventuram pelo mercado de Renda Variável, o Tesouro Direto apresenta uma fantástica ferramenta de balanceamento da carteira. Afinal, é importante diversificar investimentos para se proteger de riscos não-sistêmicos, ao mesmo tempo em que se explora diferentes oportunidades.

Por fim, vale mencionar que o Tesouro Direto é um fantástico gerador de Renda Passiva. Afinal, existem títulos que pagam cupons de juros semestrais. Ou seja: a cada seis meses, o investidor recebe parte dos seus lucros. Assim, esses títulos são muito úteis para incrementar a aposentadoria ou, simplesmente, ter uma nova fonte de renda.

Quais as principais oportunidades do Tesouro Direto?

Agora que já entendemos as suas vantagens, é hora de saber como aproveitar uma boa oportunidade para comprar Tesouro Direto. Afinal, esse investimento se torna mais atrativo quando feito no momento certo.

A principal oportunidade para comprar Tesouro Direto vem do cenário macroeconômico. Dependendo dos contextos, pode ser mais interessante comprar um ou outro título do Tesouro Direto.

Isso acontece por causa da relação entre a Selic e o IPCA, além de como eles influenciam o Tesouro Pré-fixado. Na prática, uma Selic baixa estimula o consumo da sociedade, o que pode aumentar a inflação no longo prazo.

Portanto, uma Selic mais baixa pode indicar um cenário de crescimento da inflação, o que faria o Tesouro IPCA+ ser mais interessante no momento. Se a inflação sair do controle, entretanto, o Banco Central aumentará a taxa Selic para controlá-la. Nesse caso, o Tesouro Selic será o mais vantajoso.

Vale lembrar que, em um cenário de IPCA controlado e a Selic dando sinais de descer também, talvez o Pré-fixado seja o mais interessante por manter esse patamar mais alto, pelo menos até que o ciclo recomece.

Além disso, uma boa oportunidade para comprar Tesouro Direto pode vir da redução de taxas de administração de corretoras e bancos. Atualmente, muitas dessas empresas ainda cobram taxas de custódia para os investidores que compram títulos por elas. Já outras não cobram esses valores e, portanto, apresentam oportunidades melhores.

Uma terceira excelente oportunidade para comprar Tesouro Direto aparece quando há cenários de alta volatilidade na Bolsa de Valores. Afinal, o mercado de Renda Variável pode apresentar momentos de grande desarranjo, como o ocorrido em boa parte do ano de 2020.

Nessas horas, é importante buscar um pouco de proteção na aplicação mais sólida do país até que as coisas se ajeitem e o nível de previsibilidade dos ativos financeiros volte a um patamar adequado.

Como identificar uma oportunidade para comprar Tesouro Direto?

oportunidade para comprar tesouro direto

Se você quer aprender a identificar uma boa oportunidade para comprar Tesouro Direto, precisa de duas coisas: entender a causa e a consequência de certos movimentos no mercado e estar sempre bem informado sobre o que acontece na economia nacional.

Alguns dos movimentos a ter atenção você já viu no ponto anterior. Por exemplo, você já sabe que o Banco Central tem a prerrogativa de subir a taxa de juros Selic para controlar a inflação. Portanto, um movimento de subida do IPCA é, também, indicativo de que há chances de a Selic subir.

Sabendo desse efeito de causa e consequência, você pode traçar a sua estratégia de forma adequada. O mesmo vale para certos movimentos na Bolsa de Valores.

No entanto, para isso funcionar, é preciso o segundo fator: a informação. Ela pode ser obtida de várias formas. Uma delas é ler regularmente o jornal econômico, de modo a saber as principais notícias da área.

Além disso, é importante ter parceiros que possam fornecer dados contextualizados para a sua tomada de decisões e que indiquem as melhores oportunidades para comprar Tesouro Direto.

Como o ABC Brasil pode ajudar você?

Se você busca por um parceiro que seja capaz de avisar quando surgir uma boa oportunidade para comprar Tesouro Direto, então, encontrou no ABC Brasil. Afinal, o banco é um dos maiores players do segmento de investimentos no Brasil, fazendo negócios com empresas de grande porte.

Além disso, o ABC Brasil tem a sua vertente para o público investidor, que é o ABC Personal. Por lá, é possível investir em opções de Renda Fixa com segurança, já que os títulos oferecidos são todos muito selecionados e de emissão própria (com exceção das debêntures e do Tesouro Direto, claro). Portanto, são aplicações que receberão a classificação de risco mais segura e positiva das principais agências internacionais.

Além disso, investir com o ABC Brasil é muito fácil, já que todo o procedimento é online. Basta abrir sua conta e ver as opções com um toque no seu smartphone. As taxas são todas zero, para ampliar a sua rentabilidade ao máximo.

Dessa forma, o ABC Brasil é o melhor parceiro para você que quer uma boa oportunidade para comprar Tesouro Direto, além de investir em outras aplicações que darão mais segurança para a sua carteira de investimentos.

Se você quer investir com segurança, com um parceiro que tem mais de 30 anos de experiência e a melhor classificação de risco possível no mercado, então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e saiba como podemos ajudar você a alcançar suas metas financeiras!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.