pagamento instantâneo

Como funciona o pagamento instantâneo? Entenda neste artigo!

Hoje em dia, você faz um pagamento e, às vezes, tem que esperar horas ou mesmo dias para confirmar a sua efetivação, o que geralmente é um incômodo bastante grande, ainda mais quando consideramos o dinamismo que o mundo de hoje exige.

Tudo isso tende a mudar com a popularização do pagamento instantâneo, que já é realidade em alguns países. Quer saber mais sobre os benefícios dessa que é uma das principais tendências para 2020 e entender qual o cenário do mercado brasileiro? Então, acompanhe este artigo que traça um panorama sobre o assunto. Boa leitura!

O que é e como funciona a modalidade de pagamento instantâneo?

De forma simples, podemos definir o pagamento instantâneo como o mecanismo que permite o envio e o recebimento de valores praticamente em tempo real, utilizando dispositivos conectados a internet, mas de um modo um pouco diferente do que acontece hoje.

Pense, por exemplo, em como transferir dinheiro para um amigo atualmente. Se ambos não tiverem conta na mesma instituição financeira, será necessário efetuar uma TED ou um DOC, que além de normalmente serem tarifados, levam algum tempo para serem processados, tornando maior a espera para que o dinheiro fique disponível. A mesma lógica vale pra os boletos, que podem demorar até três dias úteis para compensação.

No caso do DOC esse prazo pode chegar a dois dias úteis, dependendo da hora em que a transação for feita, isso sem falar no custo que pode ser embutido nessas operações.

É com isso que os pagamentos instantâneos buscam ganhar espaço no mercado, oferecendo um serviço rápido, seguro e que funciona 24 horas 7 dias por semana, facilitando nossa rotina com compensações dos pagamentos em questões de segundos.

A intenção é que os pagamentos instantâneos integrem instituições financeiras de diversos tipos, e funcionem de modo similar ao que acontece com alguns aplicativos de pagamento já disponíveis no mercado.

Dessa forma, é esperado que a maioria das transações seja feita com o auxílio de Smartphones e tecnologias como o QR Code e pagamentos por aproximação, dispensando até mesmo a ida aos caixas eletrônicos ou a utilização das tradicionais maquinhas de cartão no comércio.

A expectativa é que os pagamentos instantâneos se popularizem entre boa parte do público, incluindo os clientes pessoas físicas dos bancos de varejo, ou mesmo, pessoas que não tenham conta em banco, já que alguns projetos preveem a inclusão de mecanismos de pagamentos mesmo em aplicativos de trocas de mensagem, como já acontece na China, por exemplo.

Isso não exclui empresas e, até mesmo, o governo, que poderão se aproveitar das funcionalidades desses recursos para também facilitar a transferência de valores entre si, incluindo nisso o pagamento de fornecedores, benefícios, convênios e salários.

pagamento instantâneo

Quais são os benefícios para o usuário?

No nosso exemplo de como funcionam os pagamentos instantâneos já foi possível mencionar alguns dos benefícios oferecidos por essa tecnologia. De qualquer forma, abaixo listamos todos eles para que você saiba quais são as vantagens da adoção desse sistema pelos usuários.

Tempo de compensação reduzido

Esqueça a demora de horas, ou mesmo dias, para receber ou enviar dinheiro. Com a tendência das pessoas e empresas aderirem ao método de pagamento instantâneo, o envio e o recebimento se dará em questão de segundos.

Além de poupar tempo, isso evita situações desagradáveis, como aquelas nas quais em que depois de esperar alguns dias, você percebe que o pagamento voltou por um erro no processamento da operação.

Disponibilidade permanente

Quem já precisou fazer uma transferência, ou o pagamento de um boleto em um fim de semana ou feriado, se deparou com a necessidade de ter que agendar a operação para o dia útil seguinte, o que amplia ainda mais o tempo de espera para compensação do pagamento. A mesma lógica para transações que só podem ser feitas em horário comercial.

Com o pagamento instantâneo será possível aproveitar toda a comodidade das transferências em tempo real 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem que isso implique ter que esperar pelo próximo dia útil ou o horário comercial.

Facilidade de uso

Já quem teve que fazer uma transferência e se perdeu na quantidade de dados exigidos (CPF, CNPJ, nome do titular da conta, agência, número da conta, entre outros) vai adorar esse benefício.

Os pagamentos instantâneos simplificam ao máximo o processo de envio de valores, podendo ser utilizados algumas das tecnologias já mencionadas neste artigo, como o QR Code e o pagamento por aproximação, ou ainda apenas um dado, como apenas CPF ou e-mail. Tal comodidade fará com que mais pessoas utilizem os serviços, tornando a opção cada vez mais popular.

Segurança

Os pagamentos instantâneos aumentam a segurança tanto por reduzirem o dinheiro vivo circulando, quanto por contar com sistemas antifraude que asseguram a solidez de cada transação, o que reduz o risco de problemas para todos os envolvidos.

Como é o cenário dos pagamentos instantâneos no Brasil?

Ainda que já existam iniciativas isoladas, desde 2018 o Banco Central do Brasil se prepara para a implementação de um sistema de pagamentos instantâneos que englobe as principais instituições financeiras do país.

Isso levou ao anúncio do Pix, nome que o Banco Central Brasileiro designou para o Pagamento Instantâneo, em fevereiro de 2020, desenhado pelo órgão do governo federal para intermediar pagamentos e transações 24 horas por dia, de forma ágil e segura. A expectativa é de que ele esteja em funcionamento até novembro desse ano e seja obrigatório para bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes com conta-corrente, contas de pagamento ou cadernetas de poupança.

Muitos detalhes desse método de pagamento ainda não foram revelados e possivelmente serão mais bem trabalhados e divulgados até o lançamento. Não se sabe ainda, por exemplo, se as transferências pelo Pix serão tarifadas ou gratuitas. Com isso, é pouco provável que TED, DOC e boletos deixem de existir de um dia para outro.

Entretanto, o investimento e o crescimento em novas tecnologias de pagamento instantâneo é um caminho irreversível no Brasil e no mundo. Então é essencial acompanhar o que muda para não ficar por fora e, com isso, aproveitar os benefícios oferecidos por essas tecnologias quando elas forem implementadas.

Quer acompanhar de perto as novidades do mercado financeiro? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.