podcasts sobre finanças

Por que ouvir podcasts sobre finanças e investimentos?

Você já pensou em ouvir podcasts sobre finanças e investimentos para aprender mais, melhorar a alocação de recursos das suas aplicações, aprender a poupar e aumentar o seu patrimônio? Pois saiba que essa é uma tecnologia útil para quem está entrando no mundo financeiro agora e para quem gosta de se manter atualizado!

Os podcasts são programas em áudio de duração variável e divulgados em plataformas próprias ou de streaming de áudio, como o Spotify, iTunes e SoundCloud. Com as facilidades tecnológicas, dá para ouvi-los no trabalho, em casa ou no caminho para seus compromissos.

Se você nunca ouviu falar em podcasts sobre finanças, ou sequer sabe o que são os podcasts, mas quer conhecer novos programas, siga a leitura para saber algumas das nossas sugestões para você!

O que são podcasts?

Para explicar por que é interessante começar a ouvir alguns podcasts sobre finanças, vamos explicar o que são podcasts para quem não conhece esse tipo de recurso.

Caso você já esteja acostumado a ouvir podcasts, no entanto, pode pular os próximos dois itens do artigo, ok?

Um podcast é um programa em áudio que é divulgado pela Internet e disponibilizado de graça (na maior parte dos casos). Para entender melhor o que é um podcast, pense em um programa de rádio mas sem hora certa de ir ao ar e nem ser ao vivo, podendo ser baixado e ouvido quando e quantas vezes quiser.

Os podcasts são formatos de conteúdo muito versáteis, podendo abordar praticamente qualquer tema e com diferentes níveis de formalidade.

Isso significa, portanto, que existem programas sobre cultura pop, culinária, política e, claro, finanças.

Como escutar podcasts no dia a dia?

Para escutar um podcast no seu dia a dia é preciso segui-lo em alguma plataforma de música ou um aplicativo específico baixado no seu celular.

Hoje em dia, a principal forma de consumir esses programas é pelo Spotify, mas também dá para encontrá-los no iTunes, SoundCloud ou em seus sites específicos. É possível até mesmo baixá-los no celular e ouvi-los quando quiser.

Por isso, para acompanhar podcasts sobre finanças, o mais recomendado é usar a plataforma mais simples de todas, o Spotify.

Nele, basta seguir o seu programa favorito para ser informado dos novos episódios que serão lançados e ouvir os antigos a qualquer momento.

Quando estiver mais familiarizado com o sistema, pode explorar outras plataformas para conhecer programas que não estão no Spotify ainda.

podcasts sobre finanças

Por que ouvir podcasts sobre finanças?

Atualmente, cerca de 6 em cada 10 brasileiros não investem em nenhum tipo de aplicação financeira, nem no Tesouro Direto. Dos poucos que investem, a maioria ainda está na velha caderneta de poupança.

Uma das razões para isso, de acordo com a pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), é que há muito pouco conhecimento sobre as opções de investimento no país. Apenas 45% dos entrevistados pela associação souberam mencionar um ou mais tipos de produtos financeiros.

Uma das maneiras de superar a barreira do desconhecimento é aprender sobre os mecanismos do mercado financeiro. Isso pode ser feito de maneira agradável com os podcasts sobre finanças e investimentos.

O conteúdo em áudio é excelente para aprender sobre o funcionamento do mercado e acompanhar as principais tendências do setor.

Além disso, a didática dos apresentadores do programa costuma ser avançada, o que contribui para a explicação de conceitos complexos de forma simples.

Para completar, o podcast é um programa que é de fácil consumo, ao contrário de livros, artigos ou até vídeos. É muito conveniente colocar um episódio no rádio enquanto dirige, espera numa fila do banco ou aonde você estiver.

Isso tudo porque falamos dos podcasts explicativos, que apresentam tutoriais ou informações profundas sobre o mercado financeiro.

No entanto, os podcasts sobre finanças são muito versáteis e apresentam vários formatos diferentes. Existem alguns que são apenas um giro de notícias sobre o que aconteceu de mais importante no mercado financeiro no último dia.

Já outros, trazem entrevistas com importantes nomes do mercado. Ainda existem alguns que ensinam sobre hábitos financeiros importantes, o que é essencial para quem quer se tornar um investidor.

Qual a importância de estudar sobre finanças e investimentos?

Mesmo que você já considere que saiba o suficiente para comandar os seus investimentos, é sempre bom manter uma rotina de estudos para aprender mais sobre o assunto. Afinal, existem muitas oportunidades a conhecer e conceitos que podem auxiliar na sua jornada, como classificação de risco, operações estruturadas, debêntures e muito mais.

Quanto mais nós nos dedicamos a estudar e aprender sobre finanças e investimentos, melhor o desempenho das nossas aplicações. Afinal, passamos a compreender quando sair de uma posição, em que momento comprar ou vender determinado ativo e como entender a movimentação do mercado.

Conheça o podcast oficial do Tesouro Direto!

Se você ficou interessado em acompanhar podcasts sobre finanças, que tal começar com um programa oficial do Tesouro Direto?

O Mapa do Tesouro é uma iniciativa recente do Tesouro Direto, o sistema que permite ao brasileiro investir diretamente em títulos do Tesouro Nacional.

O programa conta com a participação de profissionais que trabalham no Tesouro Direto e oferece todas as informações necessárias para os investidores que queiram aprender como aplicar nessa modalidade de Renda Fixa.

Para quem tem o perfil de investidor mais conservador, é uma excelente opção para acompanhar e aprender mais sobre uma das modalidades mais populares de aplicação financeira no Brasil.

Com ele, é possível receber dicas sobre investimentos no Tesouro Direto, compreender melhor como funcionam os títulos e entender quais as melhores estratégias para usar nas suas aplicações de Renda Fixa.

Para ouvir o Mapa do Tesouro, basta clicar no link acima e ser direcionado para o site oficial do programa. Lá, estarão todos os episódios já lançados e as plataformas nos quais é possível acompanhá-lo.

Apesar da periodicidade padrão dos podcasts ser semanal ou quinzenal, ainda não se sabe qual será a frequência de novos episódios do programa. Por isso, vale a pena segui-lo em alguma plataforma para acompanhar seus lançamentos futuros.

Depois que você se acostumar com o Mapa do Tesouro, poderá curtir outros podcasts sobre finanças, incluindo aqueles que apresentam resumos diários sobre as novidades do mercado financeiro. Assim, você ficará melhor informado e se tornará um investidor comm mais chances de sucesso.

Quer aprender mais sobre o mercado e como se preparar para investir em 2020? Então leia o nosso Radar de Economia e veja nossas projeções para o ano!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.