relação com o dinheiro

Entenda a relação com o dinheiro do brasileiro e saiba como melhorar a sua!

A história do Brasil indica que seus cidadãos não desenvolveram uma boa relação com o dinheiro. A expressão conhecida como “jeitinho brasileiro” traduz bem o sentimento de improviso com o qual se lida com as situações da vida, em especial com as próprias finanças.

Em um país com alto grau de inflação e inadimplência, é fácil perceber como há muito em que evoluir quanto à gestão de finanças pessoais. Contudo, para quem consegue deixar as contas em dia, há facilidade no acesso ao crédito, melhores condições de empréstimo e mais tranquilidade no dia a dia.

Se você quer saber como melhorar seu relacionamento com o próprio dinheiro, continue a leitura e confira quais as melhores estratégias!

Qual é a relação cultural e histórica do brasileiro com o dinheiro, finanças e investimentos?

Falar sobre dinheiro no Brasil ainda é um tabu. Muitas pessoas poupam pouco, usam crédito sem medida e chegam a uma situação de inadimplência rapidamente. Essa relação corrosiva com o dinheiro pode causar muitos prejuízos para os indivíduos. Além disso, não aprendemos como escolher investimentos, como gerir as finanças e o que fazer para ter independência financeira e alcançar uma vida plena.

Os brasileiros, em geral, gastam toda a sua renda antes mesmo de recebê-la, não conseguem ter um planejamento e educação financeira e acabam tendo dificuldades, tanto na questão física e de bens, quanto mental e emocional.

Portanto, é fundamental acabar com esse histórico e começar a aprender como gerir sua vida financeira. Existem diversos conteúdos disponíveis, como este, que podem ser um ótimo pontapé para tomar frente e organizar sua vida. Ao fazer isso, você vai ver como tudo mudará.

Como fomos ensinados a administrar e lidar com esses aspectos?

Em geral, o brasileiro tem pouco contato com as finanças. Não se tem cursos sobre gestão nas escolas, tanto no primário quanto no ensino médio. Assim, é normal encontrar dificuldades na hora de gerir os recursos e ter consciência de lidar com o dinheiro.

Porém, com a internet e o acesso dos dias atuais, você não precisa se manter na inércia e não aprender sobre esse aspecto tão importante da vida. Existem cursos, vídeos no YouTube, podcasts, artigos em blogs e livros que auxiliam a gerenciar as finanças de uma forma inteligente e, consequentemente, alcançar independência financeira no longo prazo.

Além disso, é possível contar com especialistas de mercado presentes em empresas que ajudam a encontrar as melhores opções. Portanto, vale a pena investir em conhecimento para aportar seus recursos e melhorar seu bem-estar.

Como melhorar a relação com o dinheiro?

Existem algumas boas dicas que podem lhe ajudar a melhorar a relação com o dinheiro e conseguir a tão sonhada independência financeira. Por meio de disciplina e bons hábitos é possível ajustar esse aspecto da vida para conquistar seu objetivo e não passar apertos. Quer saber como? Veja mais abaixo.

Solicite crédito no momento certo

Saber utilizar o crédito a favor é importante para evitar entrar em situações complicadas. Por exemplo, se você usa o crédito que tem de maneira impulsiva e acaba fazendo muitas dívidas, fica difícil organizar o seu financeiro para conseguir alcançar os objetivos.

Dessa forma, é importante ter estratégias para melhorar a forma que você recorre ao crédito. É possível utilizar o cartão de crédito para ganhar milhas, economizar e não fazer compras desnecessárias e ter um bom planejamento para usar seus recursos de modo eficaz e inteligente. Isso é essencial para ter uma boa vida financeira.

Entenda a importância de poupar e investir

Saber como poupar e quais são os melhores ativos financeiros que você deve aportar seu dinheiro é outra boa forma de melhorar sua situação financeira. Por exemplo, um passo importante para ter mais tranquilidade nesse aspecto é criar uma reserva de emergência.

Porém, para isso é primordial gastar menos do que você ganha. Além disso, escolher bons títulos faz toda a diferença em suas aplicações. Dessa forma, é viável fazer o dinheiro trabalhar para você e conquistar uma ótima rentabilidade, aumentando sua renda mensal.

Invista em organização financeira

Ter organização financeira pode mudar a qualidade de vida. Nesse sentido, é importante determinar um planejamento de curto, médio e longo prazo, estipular um orçamento mensal e definir metas que ajudem a controlar as finanças.

Falando em controle, também é importante entender quais são as suas receitas e despesas. Assim, você tem mais claro em mente quanto pode gastar e qual é o percentual que consegue investir. Uma boa dica é utilizar aplicativos que ajudem na gestão financeira pessoal.

Tenha um fundo de reserva

Já pensou em passar por situações inesperadas e não ter a renda necessária para saná-las? Nossas vidas são repletas de surpresas. Por exemplo, podemos ficar doentes, o carro pode estragar, o mercado de trabalho ficar difícil, entre outras situações.

Dessa forma, é importante investir em formas de precaução e, é aí que entra o fundo de emergência. Em geral, é aconselhável guardar um montante que salde todas os custos mensais dos próximos 12 períodos. Além disso, escolher ativos que possibilitam uma rentabilidade satisfatória, mas que, principalmente, ofereçam liquidez é fundamental.

Conte com especialistas

O mercado financeiro pode apresentar algumas dificuldades, principalmente para quem está iniciando. Se essa é sua situação, não se preocupe. É viável encontrar bons profissionais que lhe ajudem a entender como montar uma carteira de investimento de acordo com o seu perfil.

Porém, vale a pena pesquisar a reputação da empresa escolhida e como é o suporte que ela oferece. Assim, você consegue contar com especialistas em finanças para encontrar bons ativos e maximizar sua rentabilidade.

Como o Banco ABC pode ajudar?

relação com o dinheiro

Se você deseja começar a lidar bem com o dinheiro o Banco ABC pode ajudar. Com o suporte que oferecemos, você pode realizar os seus investimentos de modo seguro e começar a colher os frutos de uma vida financeira tranquila e saudável. Além disso, é possível contar com as vantagens de uma conta digital gratuita para cuidar do seu dinheiro.

Viu como é possível melhorar sua relação com o dinheiro e aumentar o seu bem-estar? Ao seguir as nossas dicas e contar com o suporte dos profissionais especializados, você organiza as suas contas e pode alcançar seus objetivos. Assim, você aumenta a performance do seu dinheiro e consegue aproveitar os benefícios disso.

Quer começar a desfrutar das vantagens de contar com o Banco ABC? Então, abra a sua conta agora mesmo e melhore sua relação com o dinheiro.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.