séries sobre mercado financeiro

8 séries sobre mercado financeiro que você não pode perder

Assistir a filmes, seriados e outras obras culturais não é apenas um hábito de entretenimento e diversão, mas também uma forma de aprender ou, no mínimo, se interessar por vários assuntos, desde História até empreendedorismo ou esportes. Não poderia ser diferente com as séries sobre mercado financeiro, não é mesmo?

Muitos seriados têm histórias ambientadas no mercado financeiro, especialmente o americano, ou que abordam assuntos relacionados a esse segmento em sua temática. Aliás, muitos dos clichês que temos sobre investir acabam vindo desse tipo de série ou filme.

Se você está se interessando em investimentos e aplicações agora, talvez possa querer ver algumas séries sobre mercado financeiro para se animar um pouco mais e estimular os seus estudos. Veja a seguir uma lista com 8 ótimas sugestões:

1. Billions

Não dá para começar a nossa lista de séries sobre mercado financeiro sem mencionar Billions, não é mesmo? O seriado criado pelo canal de TV Showtime conta a história de Chuck Rhoades (vivido por Paul Giamatti), um procurador federal americano que inicia uma espécie de “cruzada” contra criminosos de Wall Street. Na sua mira está Bobby Axelrod (interpretado por Damian Lewis), o gestor de uma firma de investimentos de Nova York.

Billions é a série número 1 para quem quer aprender sobre o mercado financeiro. Isso porque, além de excelente qualidade na sua trama, ela ainda insere conceitos básicos importantes sobre o mercado financeiro, especialmente de Renda Variável, em seus episódios. Fica muito mais fácil entender o que são hedge funds, alavancagem e outros conceitos de investimentos enquanto acompanha um drama da melhor qualidade. Melhor que isso, não dá para ficar.

2. Suits

Tecnicamente, Suits não é uma série sobre o mercado financeiro, mas pode ser incluída na lista porque ela aborda vários conceitos em muitos episódios. O seriado conta a história de um escritório de advocacia de Nova York (um dos maiores!), focando particularmente em dois advogados: o lendário e temido Harvey Specter (Gabriel Macht) e o novato Mike Ross (Patrick Adams). 

Por ser um dos principais advogados de Nova York, Harvey conta com uma lista de clientes em posições de gerência em grandes multinacionais. Portanto, muitas das tramas dos casos de Suits giram ao redor de elementos de investimentos e do mercado financeiro.

3. The China Hustle 

Investir é uma ótima maneira de fazer o seu dinheiro trabalhar por você e aumentar os seus recursos. Para quem pensa em uma aposentadoria em alguns anos, por exemplo, essa é uma forma de ter mais do que apenas o que o INSS pode oferecer. No entanto, também existem muitos riscos no mercado financeiro e, por isso, é importante ter muito cuidado com as empresas com as quais se faz negócio.

Esse documentário (tecnicamente não é uma série sobre mercado financeiro, mas cabe bem aqui) fala justamente sobre isso. The China Hustle conta a história das fraudes cometidas por firmas de investimento de pequeno porte nos EUA após a crise financeira de 2007 e 2008.

Essas firmas desconhecidas consolidavam acordos com empresas chinesas para que elas fizessem transações com negócios americanos falidos, podendo aparecer na Bolsa de Nova York de repente. Depois disso, as corretoras organizavam eventos corporativos para apresentar as previsões econômicas a investidores, contratavam celebridades do setor financeiro para dar respeitabilidade e viam as ações dispararem em termos de valor. Elas coletavam os bônus e taxas de corretagens antes de o preço dos papéis despencar para o valor real e muita gente perder milhares de dólares.

The China Hustle mostra como é importante ter um parceiro confiável na hora de investir, alguém com boa classificação de risco, e só fazer negócios dentro do escopo do seu perfil de investidor.

4. Black Monday

A série Black Monday, do canal Showtime, apresenta uma versão fictícia do que poderia ter acontecido no fatídico dia em que o Dow Jones caiu mais de 22% — o maior tombo da Bolsa americana. Na explicação deles (novamente, fictícia), tudo aconteceu por causa de uma série de fraudes organizadas por um pequeno escritório de investimentos.

O seriado é mais voltado para a comédia e diverte bastante, ao mesmo tempo em que explica bem como funciona o mercado financeiro, especialmente a parte de Renda Variável. É um ótimo entretenimento!

5. Industry

séries sobre mercado financeiro

Industry é uma série britânica que segue um grupo de jovens recém-formados que lutam por uma oportunidade de brilhar em um dos principais bancos de investimentos de Londres.

Assim como as outras séries citadas, Industry foca bastante nos bastidores do mercado financeiro, mostrando como é a vida de quem trabalha gerenciando o dinheiro dos investidores. Há muito o que aprender ali, especialmente porque o seriado é criado por dois ex-funcionários de Wall Street. Portanto, há uma abordagem muito realista sobre o setor.

6. American Greed

Na hora de investir o seu dinheiro, é importante pensar muito e ter bastante cuidado para não cair em uma fraude. O programa American Greed mostra como esse tipo de situação pode ser muito mais comum do que você imaginava. Cada episódio do seriado é um minidocumentário sobre algum caso específico de esquema de pirâmide e outros crimes financeiros que aconteceram nos EUA.

Assistir aos episódios ajuda a entender muito bem como identificar oportunidades de investimentos que não são realmente positivas, mas sim golpes ou fraudes prontas para acontecer e causar estresse financeiro. Isso permite que você possa investir seu dinheiro com mais segurança no futuro.

7. Traders

Na hora de montar uma carteira de investimentos balanceada, é normal ter que lidar com diferentes impulsos. De um lado, é importante investir com segurança. Do outro, é vital procurar boas oportunidades de rendimento. 

Nenhuma série sobre mercado financeiro trabalha tão bem esse dilema quanto Traders. Produzido no Canadá, nos anos 90, o seriado mostra o dia a dia de um pequeno banco de investimentos que se vê ameaçado por um banco maior, que quer comprá-lo. As coisas pioram quando um de seus sócios é preso após fraude financeira. Enquanto isso, os outros precisam dar um jeito para tornar o banco lucrativo e evitar que ele seja comprado.

Na série, cada um dos sócios representa uma ideia de investimentos. Há o que quer negócios cada vez maiores e mais ousados, mas há também aquele que quer colocar o dinheiro do banco apenas em transações muito seguras, mas pouco lucrativas. Assistir Traders ajuda muito a lidar com esse dilema de todo investidor.

8. Wall Street Warriors

Wall Street Warriors é uma série de TV focada no dia a dia de vários empreendedores de Wall Street. O seriado conta como eles lidam com os desafios que surgem no cotidiano e como é encarar a responsabilidade de trabalhar com milhões de dólares de investidores do país todo.

Esta foi a nossa lista com 8 séries sobre mercado financeiro para você assistir. Algumas são mais dinâmicas que outras e mais fáceis de achar em canais de TV ou serviços de streaming, mas todas contam com algum benefício para você que está aprendendo a investir.

Quer ver mais formas de continuar estudando e fazendo melhores investimentos? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba os melhores conteúdos em sua caixa de entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.