tesouro ipca

Tesouro IPCA: o que é e quanto rende? Entenda como investir

O Tesouro IPCA é uma boa opção de aplicação para quem quer investir com praticidade, ter um bom custo-benefício e, mais importante, de maneira protegida do cenário econômico. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre esse formato, especialmente, se você tem o perfil de investidor mais conservador.

Um dos grandes riscos que todo investidor corre é o de perder valor no seu investimento por causa do avanço da inflação. Todos os meses, ela altera o preço dos produtos no mercado, o que corrói o poder de compra do dinheiro que ficou parado em um investimento.

Portanto, é importante diversificar os seus investimentos com algumas opções de aplicações que sejam capazes de se proteger da corrosão da inflação. Isso é ainda mais fundamental para quem tem metas de longo prazo, como uma aposentadoria mais tranquila.

Quer conhecer mais do Tesouro IPCA e saber por que ele pode ser uma excelente opção de investimento para você? Então, siga a leitura do artigo!

Você sabe o que é Tesouro IPCA?

O Tesouro IPCA é uma modalidade do Tesouro Direto. Trata-se de um formato de rentabilidade dos títulos da Dívida Pública, vendidos pelo Tesouro Nacional diretamente para os investidores.

O Tesouro Direto tem dois tipos de títulos diferentes: o pré-fixado (com rendimento definido na hora da aplicação) ou o pós-fixado (com rentabilidade atrelada a indicadores econômicos).

Dentro da categoria pós-fixado, existem duas variações. A primeira delas é o Tesouro Selic, cuja rentabilidade é atrelada às oscilações da taxa Selic. Já a segunda é, justamente, o Tesouro IPCA.

Essa modalidade é caracterizada por ter o seu rendimento atrelado à variação do índice IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado mensalmente pelo IBGE.

O objetivo do IPCA é medir a variação da inflação no mercado nacional. Para isso, o IBGE reúne dados de diversos setores (alimentação, transporte, habitação e outros) das principais regiões metropolitanas do Brasil e calcula a variação de preços durante o mês.

Quais as principais características?

A principal característica do Tesouro IPCA é o fato de que o seu rendimento é atrelado à variação do índice divulgado mensalmente pelo IBGE. Além disso, entretanto, existe uma outra característica interessante nesse título: como o investidor recebe seus lucros.

Ao contrário do Tesouro Selic (que não tem variações), o Tesouro IPCA funciona em dois sistemas diferentes: com ou sem juros semestrais. Na prática, ele pode ser usado como gerador de renda recorrente ou não.

No primeiro formato (com juros semestrais), o investidor recebe no aniversário semestral da sua aplicação parte dos juros gerados naquele período. Isso significa que, a cada seis meses, ele receberá um pagamento do Tesouro Nacional com determinado valor, dependendo da oscilação do IPCA no período.

Já no outro formato, os rendimentos do Tesouro IPCA só são recebidos quando chega a data de vencimento do título.

Existem vantagens e desvantagens para cada alternativa. O grande benefício do Tesouro IPCA com juros semestrais é a possibilidade de gerar renda recorrente. Ou seja: a cada semestre, você receberá um valor do Tesouro Nacional.

Existem títulos que pagam em janeiro e julho, outros em fevereiro e agosto e, por fim, em maio e novembro. Com alguma organização, é possível receber cupons (o nome dado ao pagamento dos juros) nesses seis meses.

Entretanto, essa modalidade de recebimento traz desvantagens. A primeira é o pagamento do Imposto de Renda, que é regressivo. Quanto mais tempo da aplicação, menor é a taxa cobrada. Portanto, os rendimentos semestrais começam com taxa de IR de 22,5% no lucro.

A segunda desvantagem é o fato de os pagamentos semestrais diminuírem os ganhos dos juros compostos. Afinal, um dos benefícios da Renda Fixa é, justamente, o ganho exponencial de deixar os rendimentos acumularem no longo prazo. Entretanto, se existem saques semestrais, esse benefício é reduzido.

Com o Tesouro IPCA sem juros semestrais é o oposto. A parte vantajosa é que o dinheiro segue com ganhos exponenciais. Portanto, quanto maior o prazo, maior o rendimento. Já a desvantagem é que o investidor só poderá receber o lucro no vencimento do título, o que pode levar muitos anos.

Será que vale a pena investir?

tesouro ipca

Para saber se vale a pena investir no Tesouro IPCA, é essencial entender como a aplicação calcula o seu rendimento e definir se isso é interessante para a sua estratégia e objetivo. O rendimento do Tesouro IPCA é composto por uma fórmula. Ela inclui a variação do IPCA acrescida de determinada porcentagem anual.

Por exemplo, no momento de fechamento deste post, o Tesouro IPCA 2045 (com vencimento em 2045) rendia a variação anual do IPCA + 3,97% ao ano. O valor total desse rendimento dependerá do cenário econômico no Brasil. Quanto maior a inflação, mais o Tesouro IPCA se tornará vantajoso (e menos interessantes serão os outros investimentos).

Entretanto, é importante ver essa aplicação como uma ferramenta de defesa em longo prazo. Afinal, a sua grande vantagem é sempre ter uma porcentagem a mais que a inflação.

Isso significa que esse título vai sempre ganhar poder de compra, independentemente do cenário econômico da época. Esteja a inflação alta ou não, o dinheiro vai se valorizar com o tempo.

Por causa disso, o Tesouro IPCA é uma boa opção para quem quer fazer aplicações no longuíssimo prazo (20, 30 anos) e tem como principal objetivo ganhar valorização real nesse período. Não é à toa, por exemplo, que é um investimento ótimo para aposentadorias.

Como investir no Tesouro Direto?

Para aplicar no Tesouro Direto, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora ou banco. O processo é muito simples, especialmente, considerando o fato de que os títulos da Dívida Pública nacional são extremamente acessíveis.

Cada título vendido no Tesouro Direto tem um valor específico. Por exemplo, no momento em que escrevemos este artigo, o Tesouro IPCA 2045 era vendido por R$1.278,66. No entanto, o investidor não precisa comprar um título inteiro, ele pode adquirir apenas uma porcentagem dele. Portanto, é possível aplicar com R$30,00, por exemplo.

Para poder ter sucesso em uma jornada tão longa como essa, é necessário ter uma parceria confiável. Por isso, é importante escolher uma parceira de investimentos como o ABC Personal.

Somos um dos principais bancos de investimento do Brasil, com mais de 30 anos no mercado e produtos muito selecionados para os nossos clientes. Uma das principais características dos nossos produtos é a classificação de risco extremamente positiva. Além disso, nossa abertura e manutenção de contas é 100% digital e com ZERO taxas para o cliente.

Portanto, se você quer investir no Tesouro IPCA com segurança e praticidade, com um dos maiores nomes do mercado nacional, entre em contato conosco agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.