tipos de lca

Confira os tipos de LCA e como funciona esse investimento

Uma opção para investir na renda fixa é a Letra de Crédito do Agronegócio. Existem três tipos de LCA. Qual é o melhor? A resposta depende do que você busca alcançar.

De toda forma, torna-se cada vez mais atrativo investir nessa aplicação financeira. Além de ser isenta de Imposto de Renda (IR), ela também é beneficiada com a alta da Selic, movimento que aconteceu durante todo o ano de 2021.

Por isso, existe uma procura crescente. Tanto é que a LCA ficou em 6º lugar no ranking dos investimentos mais procurados em julho de 2021. Em outubro do mesmo ano, já havia subido para a 2ª posição.

Então, como esse investimento funciona e quais são seus tipos? Neste post, vamos explicar os detalhes. Confira.

O que é LCA e por que investir?

A Letra de Crédito do Agronegócio é um investimento de renda fixa. Consiste em um título privado emitido por uma instituição financeira. O dinheiro captado dos investidores é utilizado somente para o financiamento de atividades do agronegócio.

Por isso, o lastro desses investimentos são os empréstimos oferecidos a produtores rurais e cooperativas. Aqui, estão incluídos:

  • financiamentos para a produção e a comercialização;
  • beneficiamento ou industrialização de insumos e produtos agropecuários, assim como de implementos e máquinas.

Sua principal característica é a isenção do IR, o que costuma atrair os investidores devido à possibilidade de um retorno superior ao de outras modalidades. Assim, é bastante procurada por quem foca o longo prazo.

Isso porque tende a apresentar baixa liquidez. Ou seja, o saque costuma ser permitido somente no vencimento. Em alguns casos, é possível fazer o resgate antes do prazo, mas é preciso cumprir um período de carência. Geralmente, é de 90 dias.

Além disso, em períodos de crise, a procura dos produtores rurais por empréstimos e financiamentos tende a continuar. Por isso, a oferta de LCA também permanece. Afinal, a demanda interna e externa por alimentos e outras commodities persiste.

Quais os tipos de LCA?

tipos de lca

A Letra de Crédito do Agronegócio tem seu rendimento conhecido. Ele pode ser fixo, isto é, ter uma taxa predeterminada. Porém, também existe a possibilidade de estar atrelado a um indexador.

Essas questões podem ser mais bem entendidas com a explicação dos diferentes tipos de LCA. Assim, você pode fazer o investimento tomando uma decisão mais consciente. Saiba mais.

Pré-fixado

O tipo de rendimento pré-fixado é aquele que tem uma taxa de juros predefinida. Isso significa que a taxa é determinada previamente, no momento da contratação. Por exemplo, 4,5% ao ano.

Assim, qualquer que seja o cenário econômico, você ainda receberá essa remuneração. Ela nunca muda. Por isso, essa alternativa é indicada para períodos em que a taxa básica de juros, a Selic, tem tendência de diminuir.

Como ela determina todas as taxas de juros praticadas no mercado, quanto mais alta estiver, maior será seu rendimento na LCA. Com a Letra de Crédito do Agronegócio prefixada, a Selic pode diminuir, você ainda terá o retorno combinado.

Pós-fixado

O regime de remuneração pós-fixado é aquele que varia ao longo do tempo. Isso porque depende de um indexador. Portanto, seu rendimento é conhecido, porque está vinculado a um indicador já definido. Porém, suas oscilações, com o passar do tempo, podem fazer você ganhar um pouco mais ou um pouco menos do que o esperado.

Vamos explicar. Normalmente, a LCA está atrelada ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Esse indexador é a referência (lastro) das operações realizadas entre os bancos. Por isso, fica próximo à taxa básica de juros.

Essa aplicação financeira também pode variar conforme a Selic e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o medidor oficial da inflação. De toda forma, esses indicadores mudam com o passar do tempo, e o seu rendimento, por consequência, também.

Por exemplo, hoje, a LCA indexada pelo CDI pode render 6,3% ao ano. Nesse caso, a taxa básica de juros estaria em 6,5%. No entanto, se a Selic aumentar, o Certificado de Depósito Interbancário também aumenta. Então, você ganha mais.

Caso aumente para 9%, você deve receber por volta de 8,8%. Por sua vez, se diminuir, você ganha menos. Ou seja, o retorno é assegurado, mas ele é menor do que o esperado.

Portanto, o tipo de LCA pré-fixado é mais recomendado para períodos em que a Selic tende a aumentar. Isso porque você ganha menos em um primeiro momento, mas terá um rendimento mais elevado no médio e longo prazo.

Híbrido

O modelo híbrido é aquele que combina os dois modelos anteriores. Ou seja, você tem uma taxa fixa e uma parte atrelada a um indexador. Aqui, a referência é o IPCA. Como ele mede a inflação, sempre há um ganho real.

Por exemplo, 4,5% mais IPCA. Nesse caso, a LCA paga um rendimento real de 4,5%. Isso porque esse é o ganho acima da inflação. Aliás, essa é a vantagem desse tipo de LCA. Afinal, você sempre terá um retorno que mantenha seu poder de compra.

Você pode optar por essa modalidade em qualquer período da economia. Apenas verifique se a taxa fixa oferecida compensa.

Como funciona o resgate desse tipo de investimento?

Como destacamos, as LCAs são aplicações financeiras que costumam permitir o saque dos valores somente no prazo de vencimento. Portanto, a liquidez tende a ser baixa, apesar de existirem as exceções.

Ainda há duas situações que exigem atenção. Isso porque o resgate antecipado pode levar a perdas. Elas podem ser relativas a:

  • cobrança de multas e taxas por parte dos emissores;
  • perda de todos os rendimentos do período, isto é, você abre mão de tudo que ganha para ter o capital inicial investido resgatado.

Esses dois casos não valem a pena. Ainda é importante dar atenção à carência para as LCAs que podem ser resgatadas antes do prazo de vencimento. Já explicamos que ela tende a ser de 90 dias.

No caso das aplicações LCA sem resgate antecipado, o período de duração do investimento costuma variar de 360 a 720 dias. De toda forma, se você puder fazer o resgate sem implicações, o processo é feito pelo home broker da corretora de valores.

Como aprender mais sobre LCA?

Como em qualquer outra aplicação financeira, é importante aprender mais sobre LCA. Para isso, você pode ler textos como este e fazer cursos online. Porém, também existem podcasts e TED Talks que podem ajudar. Veja algumas dicas dessas duas últimas categorias que trazem informações sobre esse investimento:

  • Poupecast, do Me Poupe: traz as dicas de investimentos da Nathalia Arcuri. Também são colocados trechos dos episódios do programa da educadora financeira em uma rádio. Os episódios duram de 7 a 39 minutos;
  • Educando seu Bolso: é um blog com podcasts sobre o mercado financeiro dos especialistas Ewerton Ribeiro e Frederico Torres. A linguagem é acessível e existe uma aba somente para investimentos. Os programas têm duração de 25 a 30 minutos;
  • Educação Financeira, do G1: tem episódios apresentados por repórteres de economia e traz várias dicas sobre educação financeira. A duração vai de 3 a 6 minutos;
  • Economizando para amanhã, amanhã, de Shlomo Benartzi: apresenta dicas do especialista sobre como poupar e investir seu dinheiro. O foco é a organização financeira e como começar a aplicar;
  • Uma mudança de estilo de vida que você nunca teve, de Alexa von Tobel: mostra que a maioria dos americanos não cuidam de suas finanças pessoais. Por isso, ensina a organizar seu orçamento e cuidar para começar sua transformação.

Além de tudo isso, vale a pena contar com o auxílio de um banco de investimentos. O ABC Brasil tem profissionais especializados que podem oferecer toda ajuda de que você precisa. Também tem soluções completas para você entender os tipos de LCA, fazer seus investimentos e organizar suas finanças e suas contas.

Então, que tal começar? Entre em contato com o ABC Brasil, tire todas as suas dúvidas e abra sua conta!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.