viver de renda

Saiba como os investimentos podem ajudar você a gerar renda extra

É inegável que gerar renda extra é um dos objetivos principais dos brasileiros. Afinal, a possibilidade permite alcançar um bom padrão de vida, sem riscos de ficar desempregado.

No entanto, também é um fato que conseguir mais opções de renda não é fácil, especialmente se incluir a necessidade de arranjar mais empregos em uma economia com alta taxa de desemprego.

Mas isso não significa que seja impossível. Para quem quer aumentar a renda mensal, investir no mercado financeiro pode ser uma boa estratégia.

Se você tem o desejo de gerar renda no futuro, deve começar a se dedicar a essa meta agora mesmo. Quer saber como? Então siga a leitura do artigo até o fim!

Quais são os tipos de investimento para gerar renda?

viver de renda

Existem muitos tipos de investimentos diferentes no mercado, cada um com suas particularidades de liquidez, cálculo de rentabilidade e classificação de risco.

Por isso, nem todas as aplicações são recomendadas para quem quer gerar renda. Confira abaixo os principais tipos de investimentos para esse objetivo!

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma excelente opção para quem quer receber rendimentos regulares com base no seu investimento. No geral, existem dois títulos do Tesouro Direto que pagam cupons semestrais de juros. São eles:

  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais;
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais.

O funcionamento desta opção de investimento é muito simples: você compra os títulos públicos e, semestralmente, recebe cupons de juros com o que já foi gerado, garantindo o recebimento de uma renda semestral. No fim da aplicação, resgata o dinheiro.

Vale lembrar que, nessa modalidade, caso você deseje resgatar seu investimento antes do prazo de vencimento, pode sofrer com algum risco de mercado e volatilidade no que diz respeito ao seu preço de negociação e recompra.

Isso acontece pelo que é chamado de marcação a mercado, que significa que o preço do título varia de acordo com oscilações econômicas. Se no momento do resgate o preço do título estiver abaixo do aquele pago inicialmente, o investidor terá uma perda no valor final resgatado. Já caso o cenário seja o oposto, o investidor também poderá ter ganhos mais expressivos ainda!

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são ótimas opções de aplicações para quem quer gerar renda. Isso porque eles atuam no mercado imobiliário, coletando pagamentos regulares para os cotistas.

No geral, existem dois tipos de fundo imobiliário: os “de tijolo” e os “de papel”. Os primeiros contam com prédios reais, como shoppings centers, em seus portfólios e o rendimento é originado dos aluguéis pagos por esses edifícios, compra e venda de imóveis e outras movimentações do tipo.

Já os “de papel” investem o dinheiro do fundo em aplicações financeiras ligadas ao setor imobiliário, como a LCI ou o CRI.

Uma das vantagens de gerar renda com fundos imobiliários é que eles são isentos de Imposto de Renda, o que maximiza os ganhos com a estratégia.

Vale lembrar também que fundos imobiliários fazem parte do universo da renda variável, acarretando em maiores riscos. Não se esqueça de verificar seu perfil de investidor e investir de acordo com ele para evitar dores de cabeça.

Dividendos e Proventos de ações

Para quem gosta de investir na Bolsa de Valores, também é possível gerar renda mensal nesse cenário.

A melhor maneira de alcançar o objetivo é ao investir em ações de empresas que pagam bons dividendos e outros proventos aos seus acionistas. Muitas companhias costumam distribuir boa parte dos seus lucros aos donos desses papéis.

É importante, no entanto, pesquisar bem em qual empresa investir para garantir que está comprando os papéis de uma companhia bem gerida e que tem o hábito constante de apresentar lucros.

Previdência Privada

A Previdência Privada é uma das aplicações financeiras que geram ganhos extras e é especialmente útil para quem deseja obter uma renda mensal depois de parar de trabalhar.

Existem dois tipos diferentes de planos de Previdência Privada: o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres), recomendado para quem é assalariado ou faz declarações completas de Imposto de Renda, e o VGBL (Vida Geraador de Benefícios Livres), ideal para quem não é assalariado ou faz declarações simples no IR.

Na prática, a Previdência Privada permite que se acumule um montante de dinheiro por décadas e depois possa resgatá-lo de uma vez ou receber em parcelas mensais após determinado prazo.

Quais os benefícios de quem investe para gerar renda?

Existem muito diferentes tipos de planos de investimentos. Algumas pessoas podem aplicar para cumprir objetivos pessoais como uma viagem a outro país ou comprar uma casa.

Uma das estratégias de investimento é gerar renda mensal para aumentar a qualidade de vida ou, quem sabe, chegar ao nível de poder viver de renda.

Veja abaixo algumas das vantagens de utilizar essa estratégia de investimentos!

Maior qualidade de vida

O recebimento de renda extra via aplicações financeiras, como o Tesouro Direto ou outras citadas, pode gerar uma maior qualidade de vida para o investidor.

Afinal, agora que ele ganha um valor a mais, pode utilizá-lo para passear, comprar produtos para o seu dia a dia, sair para jantar, ir ao cinema ou simplesmente reinvestir o montante em outras aplicações.

Seja como for, há um ganho de qualidade de vida proporcionado pelo recebimento de renda extra mensal ou semestral.

Mais flexibilidade

Se o investidor passa a ganhar mais dinheiro com frequência, então ele se torna mais flexível com o seu orçamento mensal. Isso significa que há uma segurança financeira maior para o aplicador.

Mesmo que haja um gasto um pouco maior no cartão de crédito em um mês ou outro, por exemplo, o ganho mensal ajuda a cobrir isso. O mesmo pode ser dito de situações com despesas sazonais, como o Natal, o IPVA e o IPTU.

Mais segurança financeira

As aplicações com rendimentos mensais ou semestrais permitem que o investidor ganhe uma camada extra de segurança financeira em sua vida. Mesmo que ele perca o emprego ou tenha algum outro tipo de contratempo, os ganhos dos investimentos ajudam a compensar os problemas.

Mas não se esqueça de antes de tudo de criar sua reserva de emergência. É ela a principal responsável por sua segurança financeira em momentos de incerteza. Falaremos disso a seguir.

Como investir para gerar renda?

Se você tem a meta de conseguir viver de renda no futuro, precisa começar a se preparar para isso desde agora. Veja como a seguir!

1. Tenha uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência é essencial para quem quer investir com mais tranquilidade. Ela existe para ajudar a cobrir alguma situação imprevista sem precisar mexer no seu investimento, tanto enquanto você acumula patrimônio, quanto depois.

Para sua reserva de emergência, o ideal é ter pelo menos 6 vezes o que você gasta mensalmente, resultando em uma reserva de 6 meses para imprevistos que podem vir a acontecer.

Depois, invista sua reserva em uma aplicação financeira de renda fixa com liquidez diária, tendo a segurança da renda fixa e a possibilidade de resgatá-la a qualquer momento. Ainda, por se tratar de uma reserva de emergência, é fundamental ficar atento a qualidade de crédito (capacidade de pagamento) da instituição emissora do título que você irá investir.

2. Faça um planejamento de investimentos

Para conseguir aplicar para gerar renda, é necessário acumular um grande patrimônio financeiro para investir por exemplo nas opções que citamos.

No entanto, para alcançar esse valor, é preciso um bom planejamento de investimentos. Esse plano é dividido em dois níveis: o de longo prazo e o mensal.

O plano de longo prazo é focado no montante necessário para gerar bastante renda e como obtê-lo. Já o planejamento mensal tem a ver com a organização dos seus ganhos e gastos para poder cumprir a meta de poupança e investimentos necessários para acumular patrimônio.

3. Invista com a ajuda dos juros compostos

Para facilitar o processo de acumulação de patrimônio para viver de renda, você precisará investir em opções de aplicações que gerem juros compostos. Com eles, os seus ganhos aumentarão exponencialmente, o que o aproximará a meta pretendida.

Agora que você já sabe como investir para gerar renda, é hora de começar a montar o patrimônio que permitirá que você usufrua desse benefício no futuro. Portanto, comece a investir seu dinheiro para se aproximar do seu sonho.

Quer investir com uma instituição parceira com nota AAA pelas principais agências de classificação de risco do mundo, de maneira fácil, segura e online, sem pagar taxas? Baixe nosso aplicativo ABC Personal e abra sua conta digital e gratuita agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Pesquisando sobre investimentos cai nesse artigo, realmente me entregou o que eu buscava , obrigada

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.